Começa neste final de semana o Agro Saúde e Cooperação – novo projeto do Grupo ND de Comunicação

Publicado em: 24/06/2022

Começa neste final de semana, um novo projeto do Grupo ND de Comunicação, com divulgação do agro catarinense. O projeto prevê a difusão do setor agropecuário nos meios urbanos. Com o título Agro Saúde e Cooperação, a proposta é veicular diversas peças de divulgação em multiplataformas, compreendendo um programa de TV semanal de 30 minutos, e pílulas de informações durante a programação de jornalismo do ND TV, durante a semana.

A intenção é mostrar para o meio urbano a origem dos produtos alimentícios que chegam na cidade e que muita gente não conhece o trabalho que dá para produzir; e reafirmar que uma alimentação sadia, significa mais saúde a população. O projeto também envolve o cooperativismo, destacando a importância da cooperação. Prevê  matérias na TV, no jornal impresso, nas mídias sociais e, também, em eventos regionais pelo estado de SC, com palestras e cases de sucesso de empresas e entidades do meio rural.

O Agro Saúde e Cooperação  apresenta o seu primeiro programa de  TV neste domingo dia 26, às 9 h da manhã na ND TV Record. No primeiro programa da série deste domingo,  vai ser mostrado os caminhos da produção de alimentos, desde a saída do campo até chegar  à mesa das famílias catarinenses. O conteúdo será fragmentado em pílulas para serem mostradas nos demais noticiários da ND TV, e Record News durante a semana, assim como, veiculados nos demais canais de mídia do grupo ND.

O projeto arrojado do Grupo ND  conta com o apoio da Aurora Coop, da Ocesc e da Fecoagro.

O projeto

Mudar percepções, mostrar a rotina do campo e o caminho do alimento até a mesa, educar consumidores, pois o que se leva para casa é saúde e bem estar. Esse conceito vai ser abordado pela NDTV | Record TV em seu novo projeto, o Agro Saúde e Cooperação. O segmento vai ser mostrado como nunca antes, em uma visão integral que que vai mostrar a força do segmento agro, que vai debater e principalmente conectar o produtor rural ao cidadão urbano.

Esse movimento inédito e idealizado pelo Grupo ND vai mostrar a realidade do campo numa perspectiva diferente, é uma nova forma de comunicar o agronegócio, que amplia esse conceito para um sistema alimentar. Conforme explica José Luiz Tejon, consultor do projeto, “será considerado as famílias agrícolas valorizando as famílias urbanas, consumidoras, importantes, os supermercados, a agroindústria, logísticas, portos, tudo isso significando uma relação de interdependência muito positiva e muito saudável”.

Saúde, nutrição e cooperação são os três pilares do projeto, que será veiculado em um conteúdo multiplataforma, da TV ao impresso, no portal e nas redes sociais, com lives e podcasts.

O movimento vai reunir e integrar o conceito desde a genética e ciência até a consciência do consumidor final. O modelo do agribusiness foi criado na década de 60 e hoje se tornou um sistema alimentar (health system), que considera desde a saúde do solo, da água e do meio ambiente, e o Agro Saúde e Cooperação é uma integração desses ambientes, pois segundo explica Tejon, “sem sociedade consumidora não tem a produtora, sem sociedade produtora não tem sociedade científica e tecnológica e nem sistema de transporte e de logística e varejo. E todo esse sistema deve estar junto”.

Tejon ainda avança no conceito e inclui o cooperativismo, que é tão importante na cadeia produtiva do agro catarinense. “Santa Catarina é um exemplo de recepção de imigrantes, e por isso recebeu o modelo de cooperativismo, modelo agroindustrial que abriu mercados para o Brasil em diversas cadeias produtivas, então estamos falando de uma proposta que vai tratar da saúde e da cooperação. Esse conceito é possível graças a líderes e pessoas com visão avançada e do agro num complexo amplo, desde o transporte até a ponta final de quem está na gôndola vendendo”, explica Tejon.

Essa nova visão se torna fundamental como atividade educadora, positiva e que gera crescimento do PIB catarinense.  “Eu passei a admirar profundamente o Grupo ND por essa iniciativa da NDTV e estamos nesse trabalho e precisamos do apoio da iniciativa privada, porque a solução do problema vem da sociedade civil organizada”, reflete Tejon.

Santa Catarina no cenário agro

Quando o assunto é tecnologia e sustentabilidade no segmento agro, Santa Catarina é destaque nacional. O estado é líder nacional em diversas cadeias produtivas do setor e isso é reflexo da adesão tecnológica das propriedades e dos agricultores e da busca pela capacitação e aprimoramento dos processos produtivos.

Santa Catarina tem indústrias comprometidas com o consumo consciente, cuidado com o meio ambiente, responsabilidade social e o cooperativismo como aliado e a base para desenhar um futuro sustentável.

Conforme dados da Epagri, em 2020 o Valor de Produção Agropecuária (VPA) de Santa Catarina ficou em R$ 40,9 bilhões, o maior da história, superando o recorde anterior, alcançado em 2017. No ano passado, a agropecuária catarinense também bateu recorde de participação no valor de exportações do Estado: 70,2%.

Quem é José Luiz Tejon

Tejon é considerado uma das maiores autoridades nas áreas da gestão de vendas, marketing em agronegócio, liderança, motivação e superação humana. É Doutor em Educação pela UDE/Uruguai, mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, Jornalista e Publicitário formado pela Cásper Líbero. Administrador com ênfase em marketing, com especializações na Pace University/EUA, Harvard/EUA e MIT/EUA. Em liderança tem especialização no INSEAD/França. Tejon assume as carreiras de acadêmico, consultor, conferencista e escritor. Criou a TCA International, onde presta serviços de consultoria, workshop, aulas e mentoring. É sócio-diretor da agência de consultoria e publicidade Biomarketing. É comentarista da Rádio Jovem Pan.

É conselheiro do CCAS (Conselho Científico Agro Sustentável) e membro da Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio (ABMRA). Professor convidado do programa Master Science Food & Agribusiness Management da Audencia Business School, de Nantes, França e Brasil. Professor convidado de programas In Company na FGV. É autor e coautor de 33 livros, incluindo best-sellers.

Fonte: Grupo ND de Comunicação.