CNA recebe comissão do governo argentino para tratar de defesa agropecuária e parcerias em pesquisa

Publicado em: 18/02/2020

A CNA – Confederação Nacional da Agricultura recebeu em Brasília integrantes de dois órgãos governamentais ligados à agropecuária da Argentina e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para debater temas como parcerias nas áreas de defesa agropecuária e pesquisa.

Na sede da Confederação estiveram presentes os presidentes do Serviço Nacional de Segurança e Qualidade Alimentar da Argentina (Senasa), Carlos Paz, e do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta), Susana Mirassou.

O objetivo do encontro foi para que os dois países possam trabalhar em conjunto para melhorar a qualidade dos produtos agropecuários e conquistar novos mercados, principalmente em razão do acordo com a União Europeia.

“Um encontro como esse serve para harmonizarmos essa discussão no sentido de não sermos concorrentes e, sim, de podermos nos unir e enfrentarmos o mercado global, que sem dúvida nenhuma é muito importante para todos nós, que temos grande parte da nossa economia alicerçada no setor agropecuário”, afirmou o vice-presidente da CNA, José Mário Schreiner.

A ministra da Agricultura considerou o encontro fundamental para a discussão de políticas de sanidade entre os dois países e para a troca de informações sobre os programas prioritários para a Argentina nesse momento de transição presidencial.

“Saímos daqui muito animados com o rumo da nossa conversa. Os progressos são grandes e agora estamos com uma agenda positiva. A produção e o Governo precisam trabalhar juntos e o papel da CNA é fundamental nessa conversa e nessa agenda”, disse Tereza Cristina.

O presidente do Senasa, Carlos Paz, destacou que o Brasil é o principal parceiro comercial da Argentina e que é importante um canal de diálogo permanente entre os dois países.

“Queremos compartilhar experiências exitosas de ambos os lados. O Sistema CNA/Senar pode ser um parceiro em projetos de transferência de tecnologia e para compartilhar metodologias, sobretudo em relação ao sistema de extensão”, declarou ele.

O encontro também contou com a presença da superintendente de Assuntos Internacionais da CNA, Lígia Dutra, do superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, do secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Orlando Leite Ribeiro, e do secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal, além de assessores técnicos de ambas as entidades.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA