Boas práticas ajudam a superar desafios nas culturas de inverno

Publicado em: 08/05/2024

Escassez de sementes, elevação nos custos de aquisição e atrasos na chegada de sementes importadas: estes são alguns dos desafios enfrentados quanto às pastagens de inverno neste ano. Diante da variedade de culturas propícias para esta época do ano, seu potencial produtivo é visto como muito relacionado a aumentos na venda do leite e crescimentos no volume produzido.  

Para o Supervisor de Fomento do Leite da Copérdia, Wagner Ely, o inverno permite visualizar-se não só maior produtividade no campo, mas também melhorias de componentes tais como os teores de proteína e gordura. Como resultado, há tendências de impacto financeiro favorável ao trabalho realizado. 

“Esse aumento de produção e melhora na composição acaba diminuindo o custo do leite, dessa maneira, o produtor consegue melhorar a margem”, destaca. Apesar do frio e umidade, Wagner lembra que o período é caraterizado por tendências benéficas à produção. “É uma época onde as vacas respondem muito bem aos estímulos dados ao aumento da produção de leite. As pastagens conseguem reduzir para os custos de produção e o produtor avançar no seu negócio”, explica. 

Fonte: Copérdia