Bastante prestigiado o 15º Tecnoeste em Concórdia

Publicado em: 20/02/2020

A 15ª edição do Dia de Campo Tecnoeste que se encerra hoje em Concórdia foi bastante prestigiada pelas lideranças políticas e administrativas, e pelo Sistema Cooperativo Catarinense. Além da vice-governadora Daniela Reinehr e do secretário da Agricultura, Ricardo de Gouvêa, participaram da abertura os deputados Moacir Sopelsa, e Altair Silva, e prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de toda a região de atuação da Copérdia. Luiz Vicente Suzin, presidente da Ocesc, Claudio Post, presidente da Fecoagro, sistema cooperativo estadual, além da presença dos presidentes e dirigentes das cooperativas filiadas à Fecoagro e outras cooperativas da região.

Mais de 300 empresas estão presentes e expondo seus produtos, equipamentos e serviços no Tecnoeste. O número de visitantes esperados deverá superar 30 mil pessoas. Os pronunciamentos na solenidade de abertura, que foram transmitidos ao vivo pela TV COOP não ficaram apenas em enaltecer a importância da difusão de tecnologia que vem acontecendo em todos os Dias de Campo, mas também, para reclamações dos órgãos oficiais.

Vanduir Martini, presidente da Copérdia, criticou os órgãos governamentais de controle pela burocracia estatal no atendimento as liberações de empreendimentos da cooperativa. Disse que a Copérdia está com uma usina fotovoltaica para produção de energia elétrica a base do sol há seis meses, e os órgãos de controle não liberam a sua ativação. Reclamou da falta liberação de licenças ambientais para investimentos no meio rural e que a cooperativa tem um armazém pronto para utilização e não consegue fazê-lo por falta de energia elétrica, devido o órgão controlador das estradas não permitir passar as redes elétricas em cima da rodovia. Martini lembrou que problemas como esses se proliferam por todas as regiões do Estado travando o desenvolvimento econômico de SC.

A intenção do Governo do Estado de levar ao Confaz a proposta de tributação dos defensivos, agrícolas e a precária situação das rodovias estaduais e federais também foram assuntos de reclamação em todos os Dias de Campo realizados em SC, e em Concórdia novamente fizeram parte das queixas das cooperativas.

No dia anterior a abertura do Tecnoeste, a Fecoagro promoveu em Concórdia um jantar de confraternização com a imprensa local, onde o secretário Ricardo de Gouvêa pode expor suas ações na Secretaria da Agricultura, o deputado Sopelsa relatando seus trabalhos na Assembleia Legislativa e o vice-presidente da Aurora, Neivor Canton, destacou a importância do trabalho das cooperativas e os resultados apurados pela Aurora em 2019 com distribuição de mais de R$ 1 bilhão as cooperativas filiadas, em beneficio dos agricultores cooperativados.

Ivan Ramos, diretor executivo da Fecoagro, mostrou aos presentes o sistema de comunicação mantido pela entidade, em suas diversas plataformas, com rádio, TV e Internet, enfatizando que a Fecoagro vem divulgando o cooperativismo e o agronegócio e estimulando a integração e a intercooperação em SC.

Fonte: Fecoagro