Ano novo, vida nova!

Publicado em: 27/01/2020

Por Ivan Ramos diretor executivo da Fecoagro

A frase “Ano novo, vida nova”, tem sido citada em todas as vezes que queremos expressar expectativas de melhorias no ano que entra, esquecendo eventuais dissabores do ano anterior. Embora o conceito no Brasil seja de que o ano novo só começa depois do Carnaval, há que se ressaltar de que isso pode ocorrer nos centros urbanos, diferentemente do que acontece no interior, especialmente do setor agropecuário.

Aliás, é sempre bom lembrar que para o agricultor não existe interrupções das suas atividades mesmo durante as festividades de Natal, Ano Novo ou Carnaval. Não deixam de tratar os animais, de tirar leite, de entregar lotes de aves e suínos e nem mesmo de acompanhar o desenvolvimento das culturas vegetais.

Além dessas atribuições do agricultor, as cooperativas também presentes nas atividades do campo, começam a realizar no primeiro mês do ano, seus Dias de Campo. Um show de tecnologia, cada um nas suas especificidades, mas todos importantes para a modernização das atividades agropecuárias em busca de melhores resultados econômicos e menor esforço físico dos agricultores.

Começam neste final de mês dois importantes Dias de Campo. O Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho, que tem avançado ano a ano, cada vez com maior participação não apenas de expositores, mas também de público interessado em conhecer as novas tecnologias disponíveis e que sempre apresentam novidades em cada ano. No dia 29 próximo será a abertura oficial do Itaipu Rural Show, devendo prolongar-se até dia 1º de fevereiro.

Já no dia 30 e 31 de janeiro, teremos o Dia de Campo da Cravil, localizado no Parque Tecnológico de Lontras no Alto Vale do Itajaí, onde outros tipos de culturas são demonstradas, um pouco diferente daquelas do Oeste, mas que tem o mesmo objetivo de mostrar aos agricultores as ofertas de novidades que lhes interessam no dia a dia.

Nos dias 5 e 6 de fevereiro outros dois eventos cooperativistas e tecnológicos acontecem em SC. Em Jacinto Machado no Sul do Estado a Cooperja também vem avançando a cada ano nas demonstrações de novas tecnologias, predominantemente na área do arroz, mas que tem ampliado para outras culturas como hortigranjeiros, frutas, milho e até o plantio de soja, antes nunca pensado na região Sul catarinense.

No Planalto Norte, em Três Barras, no mesmo período da Cooperja, será a vez da Copérdia realizar o Tecnorte, destinado aos seus associados daquela região promissora.

Em Concórdia acontece de 18 a 20 de fevereiro o Tecnoeste, maior evento da região onde a Copérdia também tem possibilitado que os agricultores possam se aproveitar das ofertas de informações e demonstrações tecnológicas dirigidas aos pequenos produtores da região e que têm características especificas na produção agropecuária.

Ainda teremos o Dia de Campo da Copercampos em Campos Novos no período de 11 a 13 de fevereiro, que a partir desse ano na sua 25ª edição passa se chamar de Show Tecnológico e do Dia de Campo da Coocam em Barracão no RS, dia 15 de fevereiro, ambos direcionados para produtores de médias e grandes propriedades.

Ainda teremos na região Sul, em Turvo, no dia 11 de fevereiro, o 12º Campo Demonstrativo Coopersulca e que neste ano abrigará a 2ª abertura oficial da colheita de arroz irrigado de SC.

É o cooperativismo catarinense dando exemplos de eficiência não apenas no atendimento em assistência técnica, fornecimento dos melhores insumos, armazenagem e comercialização de grãos, mas também na difusão de tecnologias que tem sido o suporte para aumento da produtividade e da renda do homem do campo e por extensão da economia de cada região.

Quem não acredita no cooperativismo está na hora de rever seus conceitos, pois não se trata apenas de filosofia, mas de resultados práticos e econômicos para todos. Pense nisso.

Fonte: Fecoagro