Analista de mercado diz que não deve faltar fertilizantes para safra de verão

Publicado em: 23/03/2022

O abastecimento do mercado de fertilizantes continua na ordem do dia, devido a guerra Rússia-Ucrânia. Há uma certa preocupação por parte dos agricultores do risco de faltar fertilizantes para o próximo plantio de verão, além da elevação exagerada dos preços.

O programa Hora H do Agro da TV Jovem Pan, realizou um debate com especialistas do mercado internacional, a fim de apurar quais as consequências que eles enxergam se a guerra perdurar por muito tempo, impedindo as importações de fertilizantes daquele país.

São pelo menos três os principais problemas que afetam o fornecimento de fertilizantes vindos da Rússia. O primeiro é não poder importar de lá devido as sanções econômicas determinadas pelos demais países ocidentais, ou seja, Europa e Estados Unidos. O segundo e a logística, pois os portos que escoam os produtos russos estão interditados.  E o terceiro são as transações financeiras, já que estão proibidas as transferências de recursos para a Rússia. Isso tudo leva preocupação dos importadores de fertilizantes, como é o caso do Brasil.

Mas Marcelo Melo analista  da Ferti-Focus, da Consultoria StonesX Inteligência, entende que a situação é crítica, mas não pode ser considera desesperadora:

 

Fonte: programa Hora H do Agro da TV Jovem Pan