Alunos do Mato Grosso visitam cooperativas de Santa Catarina

Publicado em: 12/06/2019

Um grupo de 40 pessoas do Mato Grosso encontra-se em SC para visitas técnicas a cooperativas. A comitiva é formada por alunos de pós-graduação do curso de Gestão de Cooperativas no município de Araputanga/MT. A viagem faz parte da grade curricular do curso.

De acordo com o presidente da OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, a visita é muito importante para que os alunos, a maioria deles empregados de cooperativas, conheçam como funciona o cooperativismo em outros Estados. “A intenção é que eles aprendam com a experiência de um Estado mais evoluído que nós no cooperativismo, que tem uma indústria, um sistema mais consolidado, para levarem esses ensinamentos a suas cooperativas. É aprendizado, conhecimento, intercooperação”, explicou.

A turma conheceu as particularidades do sistema cooperativo catarinense com apresentação das funções da OCESC e dados estatísticos das cooperativas. “É um grande prazer poder apresentar o trabalho das cooperativas para esses alunos, que já estão inseridos no cooperativismo e buscam conhecimento. O sistema no Mato Grosso tem grande potencial de crescimento e o futuro está aqui aprendendo e iniciando as mudanças”, comentou o diretor superintendente da OCESC, Neivo Luiz Panho.

Antes de conhecer a Organização, a comitiva visitou a Fecoagro. Foi recebida pelo vice-presidente João Carlos Di Domenico, pelo diretor executivo Ivan Ramos e pelo gerente de Comunicação e Marketing Mauro Schuh. O grupo recebeu informações de como funciona a Fecoagro, as suas atribuições e sistema operacional da matriz; da indústria de fertilizante; da Central de Compras; e o convênio com o Governo do Estado. Os visitantes mostraram bastante interesse pelo Sistema Fecoagro, com perguntas diversificadas especialmente na área de comunicação do sistema de intercooperação praticado e estimulado pela Federação.

Nos próximos dias, os alunos conhecerão a cooperativa Magna, em Concórdia, as cooperativas Copercampos e Coocam, em Campos Novos, e as cooperativa Cooperserra e Sanjo, em São Joaquim.

Fonte: Fecoagro/Ocecs