Agronegócio é responsável pela colocação de 28,1 milhões de brasileiros no mercado de trabalho

Publicado em: 29/08/2023

O agronegócio é responsável por empregar 28,1 milhões de brasileiros no mercado de trabalho. Conforme o estudo “Mercado de Trabalho do Agronegócio Brasileiro”, realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a porcentagem da população ocupada corresponde a 27% do estoque de empregos do Brasil, marcando a maior porcentagem alcançada no primeiro trimestre de um ano desde o início da pesquisa, em 2012. O boletim, que abrange os quatro segmentos do setor (insumos, produção primária, agroindústria e agrosserviços), revela que o crescimento da população ocupada foi de 0,9% (cerca de 237 mil pessoas) em comparação com o primeiro trimestre de 2022. 

Esse aumento decorre da conjuntura atual do agronegócio brasileiro, que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cresceu 21,6% no primeiro trimestre de 2023, representando o maior aumento desde o quarto trimestre de 1996. Segundo Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro, uma das maiores indústrias de fertilizantes do país, “a área de produção brasileira vem crescendo ao longo dos anos. Internamente, os Estados vêm se destacando com suas especialidades e técnicas, gerando resultados que têm um impacto positivo na economia brasileira.” 

Esse crescimento é também resultado do excelente desempenho da produção agrícola na safra 2022/2023, especialmente para os produtores de grãos, que devem colher cerca de 315,8 milhões de toneladas. “Se continuarmos investindo no ritmo atual, aprimorando técnicas agrícolas e desenvolvendo tecnologias, alcançaremos novos recordes e mais oportunidades surgirão dentro do setor”, explica Sodré. 

Com o aumento da população ocupada, o salário médio no agronegócio também teve um aumento de 5,9%, ligeiramente acima da média nacional (5,4%). Esses valores indicam uma mudança no mercado brasileiro, com mais pessoas buscando empregos no setor. “Somos um dos maiores produtores de alimentos do mundo, e isso se deve ao árduo trabalho de todos esses profissionais que, além de contribuírem para alimentar a população brasileira, impulsionam a riqueza do país”, afirma Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro. 

Fonte: Assessoria