Agronegócio e cooperativismo em discussão em SC

Publicado em: 14/05/2018

Por Ivan Ramos – diretor executivo da Fecoagro

Na semana que passou aconteceram em SC dois eventos cooperativistas que merecem destaque.  Para nós da Fecoagro que defendemos permanentemente a união, a integração e a intercooperação, vem ao encontro de uma ideia e proposta de que juntos somos mais fortes. O primeiro evento foi a visita, à sede da Fecoagro em Florianópolis, de uma delegação de 13 lideranças cooperativistas da Argentina, integrantes do Grupo Sancor Seguros, uma entidade cooperativa do país vizinho, que lidera o mercado de seguros naquele País e que vem conquistando espaços nos países sul-americanos, incluindo o Brasil, oferecendo segurança em diversos produtos e serviços, e o mais importante, de forma cooperativa, distribuindo resultados de acordo com os princípios cooperativistas, beneficiando segurados e associados.

Os argentinos vieram a SC, para manifestar oficialmente o interesse de viabilizar uma parceria com a Fecoagro, e suas cooperativas, na contratação de seguro rural, com proposta diferenciada para lavouras do programa de incentivo ao plantio de milho, não apenas nos custos do seguro, como também no ressarcimento de eventuais sinistros, desde que contratado de forma cooperativa. A Sancor já mantém sociedade com o Sicoob numa Corretora de Seguros, justamente para proporcionar oportunidade para repartir resultados.

O segundo evento cooperativista que mereceu destaque, na última semana, foi a realização em Chapecó, do 1º Seminário de Departamentos Técnicos das Cooperativas, promovido pela Ocesc-Sescoop. Mais de 100 técnicos, de 25 cooperativas catarinenses participaram de um ciclo de palestras de assuntos de interesse do momento e perspectivas para o futuro. Palestrantes reconhecidos nas suas áreas de atuação transmitiram informações importantes aos técnicos, não apenas nas suas atividades profissionais, mas também de relacionamento com os agricultores, seus códigos de condutas, e sobre a economia estadual, nacional e internacional.

As novidades que estão por vir na área de inovação tecnológica, que surgem com rapidez, foram mostradas e alertadas aos técnicos, agricultores e gestores nas cooperativas que há necessidade de estarmos informados e acompanhando a evolução também no meio rural.

Os técnicos nas cooperativas são os principais elos entre a direção e os associados e precisam estar informados no que vem por aí e que as inovações tecnológicas, não apenas em insumos e equipamentos, como nos controles informatizados, nos cálculos e na prática da assistência técnica, deverão provocar uma revolução nas atividades agropecuárias em curto prazo.

A Ocesc e o Sescoop estão de parabéns pela iniciativa de reunir também os técnicos e não apenas outras áreas operacionais nas cooperativas, pois são esses profissionais que primeiramente chegam ao campo e mantém contatos pessoais com os agricultores e seus familiares. Será sempre esse canal que a cooperativa não pode prescindir, pois chega ao associado pessoalmente, levando a mensagem técnica e da cooperação, do relacionamento e até do cotidiano das famílias rurais. Espera-se que esse tipo de evento faça parte da programação anual do Sescoop, para aproximar ainda mais os associados das cooperativas e que mais cooperativas participem a fim de buscar os resultados que todos preconizam, de que, juntos somos mais fortes. Pense nisso.