A importância do Dias de Campo!

Publicado em: 21/03/2022

Por Ivan Ramos diretor executivo da Fecoagro/SC

Certamente não passava pela cabeça dos agricultores catarinenses há 25 ou 30 anos atrás, o avanço tão rápido das tecnologias voltadas as atividades agropecuárias. Também seria inimaginável que pequenos agricultores dos mais longínquos recantos catarinenses tivessem acesso a tantas informações que viriam melhorar suas vidas, não apenas em produtividade e lucratividade, como também a redução do esforço braçal no campo. A pesquisa e o avanço das novas tecnologias têm contribuído ininterruptamente, para que cada vez mais o agricultor possa dispor dos benefícios da modernidade.

Do outro lado, há que se reconhecer a importância dos métodos de fazer chegar ao homem do campo as inovações. Máquinas e implementos agrícolas, insumos, sementes mais produtivas, defensivos mais seguros e menos tóxicos, genética, tecnologia da informação e tantos outros produtos e serviços hoje utilizados no campo tiveram um aliado importante para poder atingir os agricultores: trata-se dos Dias de Campo das cooperativas.

A difusão de novas tecnologias é tão importante quanto o sua pesquisa e desenvolvimento. Em SC por sua característica fundiária, onde temos pequenas propriedades de atividades diversificadas, precisam ter eventos específicos e voltados para cada região, adaptando-os à realidade regional. As diversas cooperativas assim o fazem. Organizam e promovem os Dias de Campo adequados a necessidade local, cada uma realizando ao seu modo, mas todas atingindo os objetivos que é de chegar ao homem do campo, com eficiência, rapidez e possibilidade de adaptação as propriedades agrícolas.

Neste mês de março se encerra mais um ciclo dos Dias de Campo das cooperativas, retornados após uma interrupção devido à pandemia do Covid-19. Deu para sentir que os agricultores estavam ansiosos em saber o que avançou em tecnologias nesses últimos dois anos, já que as mudanças nessa área têm acontecido a cada ano.

Algumas cooperativas mudaram seu modo de organizar os eventos, regionalizado em suas áreas de ação, organizando diversos eventos regionais ao invés de centralizar; outras ampliaram seu espaço físico e possibilitaram novas demonstrações de produtos; e outras conseguiram ampliar o número de visitantes, e, consequentemente, a oportunidade de mais agricultores visitarem o parque de exposições, para conhecer in loco, na prática, como funcionam as tecnologias de produção e de equipamentos.

Como se diz na gíria, nos Dias de Campo das cooperativas, tem sapato para cada pé. Isto é, tem para todas as necessidades e todos os gostos e bolsos. Aliado a isso tudo, eis que ainda temos a facilidade de acesso às comunicações através das mídias sociais, sistemas de comunicação de plataforma múltiplas, e instantaneidade das informações. Se viu nos Dias de Campo novidades impressionantes na área de informática, e o sistema de difusão dessa informação tem tido contribuição imprescindível dos veículos de comunicação para socializar as informações.

A nossa TV COOP tem estado presente ao vivo em todos os Dias de Campo das cooperativas filiadas à Fecoagro e mostrado não apenas as novidades expostas, mas também as reivindicações e pleitos do setor, invocando a atenção das autoridades e políticos para o setor que tem sido o suporte da nossa economia, nem sempre reconhecido, especialmente pela área financeira dos governos. A agropecuária catarinense, sem sombra de dúvidas, tem um divisor de águas:  antes e depois da existência dos Dias de Campo. Os avanços em produção e produtividade, junto com a melhoria da qualidade de vida dos agricultores são vistos olhos nu. Portanto, uma iniciativa sem volta.

Ainda precisamos aperfeiçoar alguma coisa nesses eventos, embora a cada ano tenha avançado. Precisamos que haja uma coordenação estadual na definição das datas, para que não haja coincidência de eventos em mesma data, ou data muito próxima, pois embora cada cooperativa promotora tenha seu público, os expositores, as autoridades e políticos têm tido dificuldades de conciliar as participações em todos os eventos que ocorrem em datas coincidentes.  Se for conseguido ajustar isso, certamente as promoções terão ainda maio brilho. Pense nisso.

Fonte: Fecoagro/SC