Isenção da tarifa para importação de insumos de fora do MERCOSUL pode ser mais atrativa para o milho no momento, diz especialista.

Publicado em: 23/04/2021

Passa a valer, até dia 31 de dezembro deste ano, uma nova rodada de isenção da Tarifa Externa Comum (TEC) para importação de milho, soja, farelo e óleo de soja de países de fora do MERCOSUL.

O pedido para a medida de apoio ao setor de produtivo de carnes havia sido feito no final de março pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) ao Governo Federal. De acordo com o diretor de mercado da ABPA, Luís Rua, com o atual cenário cambial, será preciso que os potenciais importadores façam as contas para avaliar a viabilidade.

“Neste momento, com o avanço nos preços do milho, é possível que o produtor se sinta mais atraído a importar o cereal do que o farelo de soja, que mostra sinais de afrouxamento no preço no mercado interno”, disse.

A decisão da aprovação da retirada temporária da tarifa ocorreu nesta semana durante reunião extraordinária do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex).

Em outubro do ano passado o Governo Federal já havia concedido a medida em caráter temporário, valendo até 15 de janeiro de 2021 para produtos do complexo soja e até 31 de março para o milho.  .

Entretanto, o setor não utilizou da medida durante este período, suprindo suas demandas com os insumos produzidos no mercado interno ou importando do Paraguai ou Argentina.  .

De acordo com Ricardo Santin, presidente da ABPA, quando a solicitação para isenção da TEC foi realizada pela primeira vez no ano passado, a condição de pressão nas margens de lucro do setor de proteína animal era grande, mas desta vez, ele ressalta, está pior.

Fonte: Notícias Agrícolas (adaptação)