Produtoras rurais do Oeste participam de encontro em Chapecó

Publicado em: 04/11/2019

Cerca de 120 mulheres participaram do encontro das produtoras rurais integradas que concluíram o programa entre 2017 e 2019 no Oeste. O evento Agro Rosa Chapecó, que marcou o Outubro Rosa, foi promovido pela BRF, com participação do SENAR/SC. A iniciativa reuniu mulheres de dez grupos do programa dos municípios de Chapecó, Caxambu do Sul, Nova Itaberaba, Águas de Chapecó, Guatambu, Coronel Freitas e Cordilheira Alta.

O objetivo foi reconhecer e valorizar a importância da mulher no campo O evento foi dividido em dois momentos: um de manhã, com as mulheres que concluíram o programa, e um à tarde, com todas as integradas da BRF. De manhã, foram abordados temas sobre saúde da mulher, gestão da produção, empoderamento feminino, dinâmicas de conhecimento e resgate dos assuntos trabalhos durante o Mulheres em Campo.

À tarde, com a participação de aproximadamente 600 produtoras rurais de 27 municípios, aconteceram palestras motivacional e sobre câncer de mama, explanação sobre o Programa Mulheres em Campo, dinâmica sobre empoderamento feminino e assuntos relacionados à produção rural.

A prestadora de serviço em instrutoria do SENAR/SC, Rosa Marina Seghetto, explicou que o Programa Mulheres em Campo atua com foco no empreendedorismo feminino no campo. As aulas foram divididas em cinco módulos que integraram assuntos como diagnóstico de propriedade, planejamento, levantamento de custos, comercialização e desenvolvimento pessoal e humano. “No decorrer de cada encontro as mulheres passam a visualizar suas propriedades como verdadeiras empresas rurais e a identificar mudanças que contribuirão para o crescimento e desenvolvimento da produção”, observou.

O supervisor do Senar/SC na região Oeste, Helder Jorge Barbosa, destacou a parceria com a BRF e Sindicato Rural de Chapecó para a concretização do programa na região. “No total, 141 mulheres concluíram a capacitação. Oportunizar o acesso à qualificação no meio rural é um dos objetivos do SENAR, que atua em todo o Estado com diferentes ações para melhorar a produção, a rentabilidade e a qualidade de vida dos empresários rurais e a mulher é parte essencial desse processo”.

Conforme explicou o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, o programa desenvolve competências de empreendedorismo e gestão, orienta na descoberta do potencial de cada participante na gestão da propriedade, ensina a planejar e a transformar uma atividade produtiva em negócio. “Para o Sistema FAESC/SENAR e Sindicato Rural o Programa Mulheres em Campo é importante porque atua com a parte da família que faz a diferença: as mulheres. Elas têm um olhar peculiar e no mundo de hoje os detalhes fazem a diferença para o resultado final. Queremos ter cada vez mais a participação feminina não apenas nas atividades nas propriedades, mas também na gestão do Sistema FAESC/SENAR e Sindicatos Rurais”, salientou, acrescentando que a parceria com a BRF contribui para a entrega de produtos cada vez melhores.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional