Brasil tem 5 milhões de estabelecimentos rurais segundo censo agropecuário

Publicado em: 01/11/2019

Os dados do censo agropecuário divulgados pelo IBGE mostram que o  Brasil tem um total de 5.073.324 estabelecimentos agropecuários, que ocupam uma área total de 351,289 milhões de hectares da área brasileira, ou seja, cerca de 41% da área total do país. Em relação ao levantamento anterior, feito em 2006, houve aumento de 5,8% na área ocupada, apesar da redução de 102.312 unidades rurais. O levantamento também mostra um total de terras indígenas que somam 117,639 milhões de ha e unidades de conservação espalhadas por 151,895 milhões de hectares.

A pesquisa do IBGE fez uma fotografia do campo brasileiro no dia 30 de setembro de 2017, com dados relativos ao período entre 1º de outubro de 2016 e a data base.

Foram visitados para o último levantamento um total de 7,5 milhões de endereços, num trajeto dos recenseadores que somou 5,56 milhões de quilômetros de extensão. A coleta de dados ocorreu entre os dias 1º de outubro de 2017 e 28 de fevereiro de 2018.

Do total de estabelecimentos agropecuários do país, 77% (3.897.408) foram classificados como de agricultura familiar, sendo responsáveis por 23% do valor da produção e ocupando uma área de 80,89 milhões de hectares, ou seja, 23% da área total. Em 2017, a agricultura familiar ocupava 10,1 milhões de pessoas, 67% do total de trabalhadores nos estabelecimentos agropecuários.

Em SC ficou confirmado que somos liderados por pequenas propriedades. Cerca de 93% das propriedades rurais são de pequenos agricultores. Os dados foram divulgados pelo Chefe do IBGE no Estado, Roberto Kern Gomes.

Ele falou para o repórter  Dolmar Frizon, no programa Cooperativismo em Notícia:

“ É importante dizer que esse censo mostrou uma radiografia do que é o Estado de Santa Catarina no setor agropecuário. Um fator bastante interessante é que 93% dos estabelecimentos rurais em Santa Catarina são pequenos estabelecimentos e desses 93, mais de 73%, são de agricultura familiar. Isso mostra um pouco como é o setor agropecuário. Outro dado interessante que a gente também analisa a partir desses dados do censo é que aproximadamente 75% dos estabelecimentos os proprietários são pessoas com mais de 45 anos. Isso mostra também que aquele êxodo rural que a gente acompanha nas últimas décadas ele continua. É difícil a pessoa jovem ficar no campo então isso talvez seja a razão de que em algumas lavouras nós tenhamos ainda diminuído o volume produzido. Acho que o êxodo que tá mais ligado a essa nova geração, esse novo perfil do jovem. Então às vezes é muito difícil pro jovem querer ficar no campo sendo que na cidade você tem outras oportunidades, inclusive, a gente teve, por exemplo, um aumento na disseminação das universidades e escolas técnicas, mas que ainda não chegou à zona rural. Talvez por isso o jovem prefira ir para esses centros um pouco maiores para conseguir encontrar aquelas oportunidades que ele não tá encontrando no campo. Mas têm dados positivos. Santa Catarina muitas áreas continua liderando ou entre as três primeiras posições no Brasil em várias culturas. A cultura da cebola, por exemplo, na região de Ituporanga, Santa Catarina, continua em primeiro lugar. Também a gente consegue boas colocações na produção de alho, por exemplo, na produção da suinocultura, aves e, também, o arroz. O arroz está em segundo colocado, uma grande produção na região Sul do Estado e, também, na região Norte do Estado. Então são números que são bastante satisfatórios e que nos alegra essa boa produção”, comentou Roberto Kern Gomes, chefe da Unidade Estadual do IBGE.

Fonte: Agência Brasil, com adaptação da Fecoagro