“Cuidar da cadeia de proteína animal é proteger empregos, famílias e gerar desenvolvimento”, diz Airton Spies, secretário de Agricultura de SC

Publicado em: 01/09/2018

O secretário de Estado da Agricultura, Airton Spies, ressaltou o peso do agronegócio e da avicultura para a economia catarinense na cerimônia de abertura do 12º Simpósio Técnico de Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição, na última semana, em Florianópolis. Segundo Spies, “cuidar da cadeia de proteína animal, é proteger empregos, famílias e gerar desenvolvimento”.

O secretário listou uma série de números que demonstram o quanto o segmento é, de fato, fundamental para o Estado. “A produção de proteína animal representa 60% do nosso agro e reponde por 29% do PIB”, disse. Também citou que, em agosto, 60% das exportações de carne suína do Brasil e 43% das de aves saíram de SC. O Estado é o segundo maior produtor e exportador de aves do País.

Spies ainda lembrou que o agronegócio foi o principal responsável por tirar o País da recessão: do 1% que a economia cresceu no ano passado, 0,7% foi graças ao setor “competente e conectado com a economia global”.

Em seu discurso, o secretário agradeceu o trabalho da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) e a importante parceria com o governo para o desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas voltadas para o segmento.

O presidente da ACAV, José Antonio de Ribas Junior, também discursou na cerimônia e ressaltou o quanto SC é um destaque na agroindústria: “temos duas das três maiores agroindústrias do mundo presentes aqui”. Já o coordenador geral do seminário, Bento Zanoni, destacou que “o agronegócio não desiste, apesar das dificuldades do País”.

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura o presidente da Companhia Integrada para o Desenvolvimento da Agropecuária de SC (Cidasc), Luiz Alberto Faria, o diretor técnico da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ariel Mendes e o diretor executivo da ACAV, Ricardo de Gouveia.  Após o cerimonial, o público pode assistir a uma palestra sobre o cenário econômico brasileiro do jornalista da Globo News e da Rádio CBN João Borges.

Mais de 500 pessoas se inscreveram para esta edição do simpósio técnico, no Oceania Park Hotel & Convention Center, na Praia dos Ingleses, em Florianópolis.

Fonte: MB Comunicação