Reportagens dos programas Cooperativismo em Notícia e do Resenha do Cooperativismo e Agronegócio na TV

Publicado em: 11/06/2021

Assuntos que farão parte do programa Cooperativismo em Notícia deste final de semana na TV

A fraternidade que move o agronegócio vai atender os irmãos do campo que tanto precisam e a alegria dos produtores que receberam os títulos dos imóveis rurais serão os nossos destaques da semana:

• AGRO FRATERNO – Que a pandemia trouxe cenários perversos para muitas famílias brasileiras, isso é uma realidade. Milhões perderam o emprego e sem dinheiro no bolso colocar comida decente na mesa ficou cada vez mais raro. Isso afetou até mesmo os trabalhadores rurais. E é pra essa gente, lá do campo, que um movimento nacional, chamado de AGRO FRATERNO, foi lançado com o objetivo de arrecadar alimentos para atender pessoas em situação de pobreza. Participam dessa ação a FAESC, a FECOAGRO, a FETAESC, a OCESC e o Sindicato das Indústrias da Carne. Num primeiro momento serão doadas 17 mil cestas básicas, para famílias indicadas pela EPAGRI, que já possui levantamento da situação no campo. A logística de entrega será feita pela Secretaria de Desenvolvimento Social do estado. Além disso, os sindicados, as agroindústrias e as cooperativas podem agir regionalmente para atender a essa mobilização.

• PROPRIETÁRIOS DE TERRAS – Até 2026 a meta do governo catarinense, através da Secretaria de Estado da Agricultura, é regularizar todos os 350 mil imóveis rurais com algum tipo de ilegalidade em suas matrículas. Parece utopia, algo irreal, pelo tanto de trabalho que se tem pela frente. Mas com atuação descentralizada, milhares de produtores já estão com a documentação em dia, totalmente prontos para os novos desafios que se apresentam. Só na região de Jaborá, Catanduvas e de Vargeão foram entregues mais de mil e duzentos títulos. Agora, com esse documento em mãos os agricultores podem acessar crédito rural para melhorar a infraestrutura e o desenvolvimento das propriedades.

O programa COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA é produzido pela equipe de comunicação da FECOAGRO/SC e veiculado pelo Canal Rural aos sábados às 08h30. No SBT/SCC a exibição é feita aos domingos às 09h30. Na Record News o programa inédito é veiculado aos sábados às 13h. E na TV COOP/SC a exibição é feita aos sábados e domingos às 13h; na segunda-feira às 13h05 e na terça-feira às 07h10. O programa também fica disponível nas redes sociais da FECOAGRO/SC: canal do YouTube, no Facebook, Instagram e no site da Federação.

Fonte: Fecoagro/SC / Fotos: CNA  e Fecoagro/SC

 

Reportagens que farão parte do programa Resenha do Cooperativismo e Agronegócio do Canal Rural e na Record News de SC da próxima semana

Dia 14/06/2021 – segunda-feira

– Saiba como são produzidos os melhores vinhos de altitude em Santa Catarina.

– Diretor executivo da Fecoagro/SC, Ivan Ramos, comenta no quadro ‘Temática’ sobre planejar e poupar para não penar.

– Rolo-faca volta a ser usado nas propriedades rurais para recuperar a proteção das terras.

– Programa de Desenvolvimento da Gestão melhora a governança nas cooperativas.

Dia 15/06/2021 – terça-feira

– Projeto plantando o futuro gera bons frutos em cinco anos de desenvolvimento.

– Superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile,  comenta sobre o programa Agro Fraterno lançado no país no quadro ‘Temática’.

– A construção de terraços nas lavouras e a importância na proteção contra a erosão.

– Produção de hortigranjeiros ajuda a melhorar a qualidade de vida na região.

Dia 16/06/2021 – quarta-feira

– A produção de alimentos orgânicos garante comida boa na mesa dos consumidores.

– No quadro ‘Temática’, presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, fala sobre a importância do crédito rural.

– O uso da proteção de fonte modelo Caxambu ajuda a preservar a água no meio rural.

– Programa Troca-Troca oferece o kit forrageiro para os produtores de leite no estado.

Dia 17/06/2021 – quinta-feira

– Saiba como fazer o reforço das taipas nas lavouras de arroz irrigado.

– No quadro ‘Temática’, presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, comenta sobre o incentivo a produção de cereais de inverno.

– Conheça a importância das abelhas para o equilíbrio do meio ambiente.

– Aliança Láctea Sul Brasileira desenvolve programa de fidelidade para capacitação da cadeia produtiva.

Dia 18/06/2021 – sexta-feira

– Aprenda como fazer maionese de biomassa de banana verde, além de patês e pastas.

– No quadro ‘Temática’, presidente da Fetaesc, Walter Dresch, comenta sobre Agro Fraterno, sindicalização e programa Terra Brasil.

– Vídeo motivacional traz mensagem sobre a terra que pisamos e devemos preservar.

– Nunca é tarde para recomeçar, destacando Ronaldo e Marilete, no quadro ‘Gente que Fez e Gente que Faz o Agronegócio’.

Fonte: Fecoagro/SC