Leite volta a ser discutido na Alesc

Publicado em: 09/10/2019

O leite voltou a ser discutido na Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa. Santa Catarina é o quarto maior produtor nacional de leite, com uma produção anual de 3,4 bilhões de litros de leite, e apoiar o setor para que os jovens permaneçam nas áreas produtivas é uma das preocupações de toda cadeia produtiva, destacou o diretor voluntário da Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc), José Antônio Ribeiro, que participou da reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural, a convite do presidente do colegiado, deputado José Milton Scheffer.

O professor apresentou um balanço da Caravana 4.0 Ideas for Milk, realizado em setembro na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), um projeto da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que visita universidades, eventos de inovação e comunidades startups em todo o Brasil para debater a cadeia produtiva leiteira, a revolução digital no agronegócio e o mercado agtech e de inovação para o leite.

Ele informou que Florianópolis foi a 25ª cidade do país a receber o projeto e o evento foi voltado a alunos e professores dos cursos de Ciências Agrárias, Ciências Exatas, Biológicas e Humanas. Além de contribuir para a ampliação do ecossistema de inovação do leite, um dos objetivos da Caravana 4.0 foi de motivar o desenvolvimento de propostas de startups voltadas para a solução de problemas da cadeia do leite. Segundo levantamento do Agtech Valley, hoje, no Brasil, uma a cada cinco startups do agronegócio estão relacionadas à cadeia do leite.

Ribeiro relatou que o ex-secretário da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Airton Spies, apresentou na primeira palestra dados que comprovam que o Estado é o mais adequado do país para produção de gado leiteiro e para que o setor se desenvolva precisa profissionalizar mais os agricultores para aumentar a qualidade do produto. Ocorreram ainda palestras de pesquisadores e analistas da Embrapa Gado de Leite.

O deputado José Milton Scheffer enfatizou a importância de a comissão receber o resultado de eventos deste porte, como forma de receber ideias para elaboração de projetos que ajudem a apoiar o desenvolvimento de toda cadeia produtiva do leite. Lembrou que Santa Catarina tem destaque nacional no setor, mas que é necessário investir em novas tecnologias e ao mesmo tempo incentivar os jovens a permanecerem nas propriedades agrícolas.

Fonte: Agência AL/Alessandro Bonassoli/com a colaboração de Ney Bueno/Agência AL