Capacitações online da Embrapa e parceiros atraíram 45 mil pessoas nas últimas duas semanas

Publicado em: 21/04/2020

A pandemia da covid-19 e a necessidade de isolamento social tem evidenciado o quanto as plataformas de ensino a distância podem alcançar milhares de pessoas em diversas regiões. O e-Campo, vitrine de capacitações online da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ofertou diversos novos cursos nas últimas semanas, alguns gratuitos. Como resultado, as vagas esgotaram-se em poucos dias. Foram 30 mil inscritos apenas nas quatro capacitações de maior procura e um total de aproximadamente 45 mil novas inscrições. Diante da demanda elevada, novas turmas online serão formadas, a partir de 11 de maio, para os cursos “Recuperação de pastagens degradadas”, “Irrigaweb”, “Sistemas agroflorestais” e “Hortas em pequenos espaços”. Além disso, novas capacitações serão lançadas. O curso sobre como fazer compostagem, tema de crescente interesse para o público urbano, abre inscrições na primeira quinzena de maio.

A capacitação “Hortas em pequenos espaços”, outro assunto de grande apelo para o público urbano, alcançou 8 mil inscritos em apenas dois dias. A alta procura mostra a tendência de os consumidores adotarem uma dieta mais saudável e o interesse por alimentos seguros.

Para a analista Aline Branquinho, da Secretaria de Inovação e Negócios as capacitações online estão se tornando uma estratégia efetiva para transferência de tecnologias. A especialista em educação a distância destaca que, na modalidade Mooc (do inglês Massive online open courses), estudos abrangentes apontam que em torno de 25% dos inscritos concluem toda a capacitação. Porém, os cursos da Embrapa têm alcançado percentual de conclusão acima de 40%, patamar muito satisfatório para cursos massivos e gratuitos.

Fonte: Embrapa