Preço da ureia é mais baixo em 16 anos, aponta FCStone

Publicado em: 25/05/2020

O preço da ureia em dólar é o mais baixo dos últimos 16 anos, segundo apontou levantamento da consultoria norte-americana INTL FC-Stone. Além disso, a relação de troca com o milho safrinha 2020/2021 é favorável.

De acordo com Marcelo Mello, consultor de fertilizantes da consultoria, o motivo de baixa nos preços está relacionado à demanda dos Estados Unidos que finalizou o que plantio de primavera, além do menor consumo mundial do insumo.

“Entramos em um período de menor consumo mundial da ureia. A Índia, grande comprador deste  mercado está comprando menos, o Brasil também diminuiu o volume por conta do mau momento do setor de cana-de-açúcar”, explica o especialista.

“De fato a ureia nós estamos em um patamar muito baixo de preço nós estivermos nesse patamar semelhante em 2016/17, mas antes disso nós estamos nos patamares mais baixos dos últimos 15, 16 anos. Isto vale também para o potássio e o fosfatado, o fosfatado um pouco menos.  O momento é muito oportuno para fazer tanto no barter do  milho quanto a fixação do custo de plantio né por parte do produtor. Porque realmente o milho ainda esta em um preço bom no Brasil por conta do dólar e o preço da ureia tá muito baixo de fato. Bom primeiro porque os EUA acabou agora a demanda para plantio de primavera e ainda tão fazendo o plantio, mas, tudo que tinha que ter sido comprado já foi comprado e nós entramos no período que sazonalmente é um período  de menor consumo mundial para a ureia. Então a Índia está no mercado comprando o Brasil esse ano está um pouquinho mais fraco, e nós estamos tendo um ano complicado para o seguimento de cana-de-açúcar e também um pouco do algodão os preços caíram muito forte, então a demanda nossa tá um pouquinho menor que a normal e a demanda nossa para a safrinha que é a grande demando que nós vamos ter, vai começar a valer a partir de Agosto e setembro então é o momento de menor demanda mundial  os Estados Unidos fora do mercado Brasil ainda não entrando muito forte no mercado só a Índia sozinha no mercado”.

 Fonte: Canal Rural