Vice-governadora e secretário da Agricultura participam de reunião da Fecoagro

Publicado em: 26/09/2019

A vice-governadora Daniela Reinehr, e o secretário da Agricultura Ricardo de Gouvêa participaram ontem da reunião ordinária do Conselho de Administração da Fecoagro a convite da entidade. A finalidade foi de hipotecar apoio ao setor cooperativista e relatar as providências que foram encaminhadas pela Secretaria da Agricultura no episódio da tributação com ICMS dos defensivos agrícolas definidos pelo Governo do Estado.

A vice-governadora disse que defende a proposta de estimular o plantio de produtos orgânicos, ou seja, sem aplicação de agroquímicos, de forma progressiva, mas sem prejudicar o sistema tradicional de agricultura, que já está consolidado e responsável pelos resultados econômicos alcançados pelo setor e modelo reconhecidamente exemplar em nível nacional pela sua diversificação na produção de alimentos.

Ela pediu apoio das cooperativas para manter os dois sistemas de produção e disse que dentro dos limites das suas atribuições, estará à disposição para apoiar todo e qualquer projeto ou procedimentos que ajude a manter o sistema de produção de alimentos em nosso Estado.

O secretário da Agricultura, Ricardo de Gouvêa, argumentou que o setor agropecuário organize um fórum para debater e esclarecer a realidade dos defensivos agrícolas, mostrando a sua necessidade e eventuais riscos que possam ocorrer com a saúde pública razão pela qual muitas pessoas do meio urbano têm aderido à proposta de plantar sem agroquímicos.

Gouvêa informou que a Secretaria está elaborando um projeto a ser apresentado ao governador que visa estimular o plantio de produtos orgânicos em SC, entretanto, sem afetar as demais culturas já existentes em nosso Estado.

Da mesma forma precisa ser formado um grupo de trabalho técnico para analisar as reais repercussões da tributação dos defensivos, para sensibilizar aos membros do Confaz as consequências de uma tributação em nível nacional.

As cooperativas defendem que a tributação de defensivos, se ocorrer, precisa ser tratada em igualdade de condições nos estados, e isso se normatiza através do Confaz.

O presidente da Fecoagro, Claudio Post, afirmou que a Fecoagro e suas cooperativas tem feito sua parte de esclarecer a população sobre o tema, e que está em processo de elaboração um programa na mídia para esclarecer muitos mitos sobre o assunto agrotóxicos.

Post disse que tanto a vice-governadora como o secretário Gouvêa tem o apoio do setor cooperativista, pois eles têm ficado ao lado do produtor rural nos assuntos questionados, e que sempre terão a solidariedade do setor agropecuário.

Fonte. Fecoagro