Valdir Colatto confirma que vai comandar o Serviço Florestal Brasileiro

Publicado em: 21/01/2019

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, indicou na última quarta-feira, dia 16, o deputado Valdir Colatto (SC), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), para comandar o Serviço Florestal Brasileiro. A informação foi publicada pela representante através de sua conta no Twitter.

“Conversei com servidores do Serviço Florestal Brasileiro para responder algumas perguntas em relação a competências e carreiras. O serviço florestal será comandado pelo deputado Valdir Colatto e o decreto já foi publicado”, disse ela.

Hoje conversei com servidores do Serviço Florestal Brasileiro para responder algumas perguntas em relação a competências e carreiras. O servico florestal será comandado pelo deputado Valdir Colatto e o decreto já foi publicado. #ministradaagricultura #TerezaCristinapic.twitter.com/oB0f63D3RM

— Tereza Cristina (@TerezaCrisMS) 16 de janeiro de 2019

Após o anúncio de Tereza Cristina, a assessoria de Colatto divulgou a seguinte nota:

“O deputado federal Valdir Colatto (SC) informou que recebeu convite da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, para o cargo de diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro. Colatto cumpre mandato de deputado federal até o dia 31 de janeiro. Ele acredita que o seu trabalho na criação e aprovação do Novo Código Florestal Brasileiro (12.651/2012), o maior programa de preservação ambiental e reflorestamento do mundo, o credencia para o convite”.

Ele estaria neste momento analisando como funciona o procedimento interno para comandar a entidade. “Aceitei o desafio”, disse.

Perfil

Colatto é técnico agropecuário e engenheiro agrônomo. Em Santa Catarina, atuou como diretor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), secretário de Agricultura e secretário de Articulação Nacional, entre outras funções.

Com mais de 20 anos na vida pública, ele foi presidente da FPA por duas gestões e é reconhecido como um dos parlamentares mais atuantes do Congresso, especialmente em defesa da agropecuária.

O deputado é autor do projeto de lei que deu origem ao Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651) e é responsável pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR).  Também foi relator da comissão especial do projeto de lei que resultou na aprovação da Nova Lei dos Caminhoneiros, em 2015.

Serviço Florestal

O Serviço Florestal Brasileiro faz gestão das florestas públicas. Além disso, o órgão é responsável pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais. O objetivo do programa é integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais para controle, monitoramento, planejamento ambiental, econômico e de combate ao desmatamento.

Fonte: Canal Rural/G1