Tecnoeste de Concórdia foi sucesso

Publicado em: 02/03/2020

Cerca de 32 mil pessoas participaram da 15ª edição do Tecnoeste. Com isso, foram superadas as expectativas de público, traçadas pelos organizadores. “Estamos imensamente felizes com a participação do público. Após um intenso trabalho de organização, temos a satisfação de observarmos que todos os esforços estão sendo recompensados. Temos a convicção de que o evento superou todas as expectativas traçadas. Só temos a agradecer a todos os envolvidos e externar a nossa gratidão ao grande público que está visitando o Tecnoeste”, assinala o coordenador-geral do evento, Vanduir Martini.

O coordenador da Comissão de Suinocultura, Arlan Lorenzetti, faz uma avaliação positiva do evento.
O coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite, Flávio Durante, ficou satisfeito com os resultados de mais uma edição do Tecnoeste.

O coordenador da Comissão de Agricultura, Paulo Rogério Pereira da Silva, destacou que o Tecnoeste é uma ponte entre as tecnologias e o produtor. O setor de agricultura compartilhou com o público diversas novidades e soluções que visam melhorar os resultados nas propriedades rurais. O Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense foi mais um espaço importante para a divulgação das Sementes Copérdia, que são caracterizadas pelo emprego de uma tecnologia de ponta, que possibilita mais produtividade e qualidade superior. São sementes que possuem cultivares que proporcionam ao produtor ciclos diferentes, tecnologias diferentes em um sistema integrado de plantio.

Outra atração foi o uso de drones para o sistema de pulverização de lavouras. Segundo Paulo Rogério Pereira da Silva, é uma tecnologia que pode garantir a realização de serviços como: aplicações de defensivos para controle de pragas e doenças, monitoramento de área e georreferenciamento. “O drone tem sido mais uma importante tecnologia em benefício do agricultor”, assinala Paulo Rogério.

A Comissão de Reflorestamento do Tecnoeste aproveitou o Tecnoeste 2020 para divulgar os produtos da Unidade de Tratamento de Madeira, localizada em Itá.  De acordo com o coordenador, Marcelo Rodio, muitas pessoas passaram pelo estande do Reflorestamento para saber como funciona o sistema de tratamento de madeiras, quais os resultados, como é o plantio e quais as tendências de mercado.

Mais uma vez, o estande do setor Horto Medicinal recebeu um grande número de visitantes no Tecnoeste.  Muitas pessoas passaram pelo espaço em busca de mais informações sobre as plantas que podem servir de alimento e que também podem ser usadas como remédio.   A comissão foi coordenada por Nesia do Amaral e Rosani Michelon.​

O setor de Piscicultura também apresentou ao público muitas inovações. De acordo com Anastácio Matos, responsável pela Comissão de Piscicultura, a proposta foi trabalhar com toda a cadeia produtiva, incluindo a indústria de rações, beneficiamento de pescado e a comercialização.

A Bovinocultura de Corte foi mais um setor representado no Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense. “Estamos muito satisfeitos com o crescimento da nossa atividade. Entendemos que o Tecnoeste é mais uma forma de divulgarmos as potencialidades desse setor”, destaca o coordenador da Comissão de Bovinocultura de Corte, Haroldo Vendruscolo.

Já o setor de Avicultura focou a participação no Tecnoeste com palestras. Segundo o coordenador desta comissão, Levino Bassi, os dois temas principais foram: Biosseguridade e o Recolhimento dos Animais Mortos nas propriedades – dois assuntos que impactam diretamente no cotidiano dos produtores da região.

As tecnologias e as inovações do setor de Ovinocultura foram demostradas no Tecnoeste 2020. “O Tecnoeste representa uma verdadeira vitrine para divulgarmos a Ovinocultura”, aponta o coordenador da Comissão de Ovinocultura, Dirceu Rigo

O Meio Ambiente é um tema que faz parte do dia a dia da Copérdia e do Instituto Federal Catarinense, Campus Concórdia. No Tecnoeste, diversas entidades se uniram para destacar as ações que são desencadeadas neste setor.  Conforme a coordenadora da Comissão do Meio Ambiente, Samara Romani, a conjugação de forças entre todas as entidades é fundamental para mostrar que a região está atenta à preservação dos recursos naturais.

O coordenador da Comissão de Exposição de Máquinas e Equipamentos, Antonio Marcos Ceconello, pontua que os empresários do setor avaliaram positivamente o evento: “tivemos várias empresas do ramo de máquinas e equipamentos presentes, com tecnologias altamente avançadas e diversificadas”.

A Comissão de Agregação de Valor do Tecnoeste comemorou a expressiva presença de público e o grande número de produtos comercializados. A coordenadora da comissão, Rosane Dilda Dalmago, afirma que as expectativas foram superadas.

Fonte: Notícias Copérdia