Startups francesas conhecem cenário de inovação no agro

Publicado em: 10/07/2019

Uma delegação de startups francesas, dedicadas ao setor de tecnologia para a agropecuária, esteve em visita ao Brasil, para conhecer o mercado nacional. O grupo, formado por sete startups, foi recebido na Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), onde apresentou as áreas de atuação e interagiu com especialistas da Empresa. A programação da comitiva incluiu ainda visitas a propriedades rurais, produtores de sementes, hubs de inovação em Piracicaba (SP) e Cuiabá (MT) e um dia de encontro de negócios, em São Paulo.

As empresas foram selecionadas dentro do programa AgriNEST, promovido pelo escritório brasileiro da Business France, agência internacional vinculada ao governo da França, que visa apoiar o desenvolvimento e a internacionalização das startups. O interesse principal, segundo a diretora do Departamento de Agronegócios do Business France Brasil, Claire Meignié, não é exportar um produto ou tecnologia, mas desenvolver algo em conjunto e projetar a França como um parceiro do setor agrícola brasileiro, compartilhando as experiências e o know-how do país europeu.

“A agricultura é um pilar econômico tão importante na França como é no Brasil”, afirma Meignié ressalvando as diferenças naturais entre os dois países. “Muitos produtos alimentícios franceses, que são referência no mundo, têm por trás uma base agrícola muito forte”, completa. Ela acrescenta ainda que o país possui também um ecossistema de startups AgTech consolidado, contabilizando em torno de 500 empresas em expansão, com tecnologias validadas e capacidade de comercialização.

A Embrapa foi escolhida como porta de entrada para apresentar às startups uma visão ampla da agricultura brasileira. Segundo Claire Meignié, há também a possibilidade de realizar trabalhos conjuntos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, inclusive por meio de programas de cooperação técnica. Ela destaca que as startups francesas vão precisar se apoiar em pesquisas e dados gerados no Brasil e ferramentas como a plataforma AgroAPI Embrapa podem contribuir para isso.

Além de apresentarem seus trabalhos, durante a visita as startups também participaram de rodadas de conversa com pesquisadores e analistas da Embrapa. De acordo com a diretora do Business France Brasil, a ideia é realizar novos ciclos do programa a cada dois ou três anos ou mesmo intercalar com edições voltadas também para startups FoodTech, que atuam no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para o setor de alimentação.

Fonte: Embrapa Informática Agropecuária