
O Sistema Faesc/Senar encerrou com êxito o ciclo de reuniões virtuais realizadas, com as equipes dos Sindicatos Rurais e supervisores regionais do Senar/SC de todo o estado. O objetivo foi aperfeiçoar o atendimento aos produtores rurais catarinenses e garantir excelência na prestação de serviços. Os dois primeiros encontros reuniram representantes das regiões oeste, meio-oeste, extremo-oeste, sul e serra. O terceiro contou com a participação dos profissionais que atuam no vale do Itajaí e no planalto norte. A programação foi conduzida pela coordenadora do Departamento Sindical da Faesc, Andreia Barbieri Zanluchi, e envolveu a participação da equipe do Sistema Faesc/Senar de diferentes setores. Entre as pautas abordadas estiveram as ações de comunicação do Sistema, o Plano Anual de Trabalho e Levantamento de Demandas de Ações e Atividades para 2026 e O papel do mobilizador nos treinamentos do Senar/SC.
Durante os encontros, o presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Zeferino Pedrozo, ressaltou a importância do papel das entidades sindicais na defesa dos interesses do agronegócio e anunciou uma novidade em relação ao cadastramento de propriedades no Cadastro Ambiental Rural (CAR). “A CNA tem colaborado com alguns estados em relação ao registro dos produtores no CAR. Sabemos que esse compromisso originalmente cabia ao Estado, que deveria garantir meios para que o produtor realizasse o cadastro. Contudo, o tempo passou e estamos nos aproximando do prazo final”, destacou Pedrozo.
O dirigente ressaltou, ainda, que a CNA colocou à disposição de Santa Catarina os técnicos que já atuam em outras unidades da federação. “A iniciativa será viabilizada em parceria entre a FAESC e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. O lançamento oficial do projeto está marcado para hoje, em Florianópolis com a presença de autoridades estaduais e amanhã dia 12, em Canoinhas”, informou Pedrozo.
Pedrozo ressaltou, ainda, que o projeto “retificar” busca o fortalecimento dos Sindicatos rurais para auxiliar os produtores rurais na retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e, consequente, contribuir para a conclusão da análise desses cadastros pelo estado. O projeto inicialmente contemplará quatro municípios pilotos do estado e contará, ainda, com o primordial apoio dos Sindicatos Rurais de Canoinhas, Irineópolis, Mafra e Major Vieira. Ao final das reuniões, o dirigente reforçou a importância do alinhamento entre o Sistema Faesc/Senar e os Sindicatos Rurais. “A união e o comprometimento das equipes de todas as regiões são fundamentais para que as ações realmente cheguem ao produtor rural com êxito.”
Fonte: MB Comunicação