
Quando o assunto é planejamento financeiro, 59% dos brasileiros não sabem como organizar o próprio orçamento, segundo informa uma pesquisa realizada em 2024 pela Onze, fintech especializada em saúde financeira e previdência privada. Alinhado ao sétimo princípio do cooperativismo, interesse pela comunidade, e atendo às necessidades de suporte, o Sicoob desenvolveu as Clínicas Financeiras Virtuais.
“A educação financeira é um pilar essencial do cooperativismo de crédito. As Clínicas Financeiras estão intrinsecamente ligadas aos nossos princípios de autonomia, participação, desenvolvimento e responsabilidade social, sendo essencial para a promoção da justiça econômica e o desenvolvimento sustentável das comunidades em que atuamos. Ao investir na educação financeira, o cooperativismo cumpre sua missão de construir um mundo mais justo e equitativo”, ressalta o educador financeiro do Sicoob, Renato Costa.
Conforme a pesquisa divulgada, apenas 3% dos entrevistados afirmam ter pleno domínio sobre planejamento financeiro e conseguem gerir suas finanças de forma eficaz. O cenário se agrava diante do aumento do endividamento das famílias, que alcançou 77,1% em março de 2025, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Além disso, o Mapa da Inadimplência, divulgado pelo Serasa, revelou que o número de inadimplentes no país chegou a 75,7 milhões de pessoas no mesmo período.
Com o objetivo de promover o acesso à educação financeira e melhorar a relação das pessoas como as finanças, o Sicoob desenvolve diversas ações continuas presenciais, realizadas pelas cooperativas nas comunidades em que estão situadas, além de disponibilizar cursos, orientações e conteúdos personalizados em plataformas digitais, que podem ser acessados gratuitamente no site do Instituto Sicoob.
Entre essas iniciativas, está a plataforma Clínicas Financeiras Virtuais, que conecta orientadores financeiros qualificados do Sicoob a pessoas interessadas em consultorias financeiras em temas como orçamento pessoal, orçamento familiar, endividamento, renegociação, imposto de renda e investimentos. Tudo isso de forma gratuita e disponível para todos.
Para participar das Clínicas Financeiras Virtuais, acesse o site, selecione um orientador pelo tema desejado e agende sua conversa gratuita. No dia e horário marcados, fique on-line à plataforma para realizar a consultoria financeira e iniciar seu processo de evolutivo em educação financeira.
Fonte: Sicoob