Sistema Sicoob apoia o futebol catarinense

Publicado em: 23/05/2019

O Sistema Sicoob de cooperativas de crédito  é patrocinador do Campeonato Catarinense 2019. Futebol e cooperativismo têm objetivos e princípio semelhantes. Integrar. Já ouviu o hino que une as torcidas? Já reparou quantas semelhanças existem entre o futebol e o cooperativismo? Sabia, por exemplo, que ambos tiveram origem na Inglaterra? O movimento cooperativista em 1844, com a cooperativa de operários de Rochdale, e o futebol, em 1863, com a primeira associação de clubes do futebol moderno.

Depois disso, o cooperativismo e o futebol espalharam-se pelo mundo. Tanto que, atualmente, o modelo cooperativista pode ser considerado como a maior organização não governamental do planeta. Enquanto o futebol já é um dos maiores fenômenos sociais da humanidade.

Podemos dizer que o futebol é um esporte inclusivo e igualitário. No cooperativismo não é diferente. Basta observar que o primeiro princípio cooperativista é o da Adesão livre e voluntária, sem discriminação de sexo ou gênero, racial, política ou religiosa.

Aliás, tanto no cooperativismo quanto no futebol, o resultado é feito mesmo pela soma dos esforços de todos. No campo e nas cooperativas, a participação ativa de cada um faz toda a diferença. Mas é com espírito de equipe que se ganha o jogo. E isso tem tudo a ver com o princípio cooperativista da Intercooperação, afinal, quando todos estão unidos por um objetivo, fica muito mais fácil alcançá-lo.

A participação da torcida também é fundamental no futebol. Assim como no cooperativismo, o protagonismo de todos os associados é essencial, bem como o da comunidade. Não é à toa que o sétimo princípio cooperativista é exatamente o do Interesse pela comunidade.

E uma das formas que as cooperativas têm de exercer esse princípio é apoiando eventos sociais, esportivos e culturais nas comunidades onde atuam.

Fonte: https://www.oseudinheirovalemais.com.br/vem-pro-time-futebol-cooperativismo/, com adaptação da Fecoagro