Sistema Faesc/Senar capacita técnicos da ATeG em Florianópolis

Publicado em: 27/09/2018

Vinte e seis técnicos de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), participaram durante a última semana de treinamento sobre metodologia do programa. O evento ocorreu no Hotel Slaviero Baía Norte e reuniu técnicos que atuam nas cadeias produtivas de bovinocultura de corte e de leite, ovinocultura de corte, piscicultura, fruticultura e apicultura.

A capacitação tem carga horária de 40 horas e está sendo ministrada pelo prestador de serviço em instrutoria Erno Menzel. Entre os assuntos abordados estão os aspectos legais e técnicos da atuação do Senar, o processo de assistência técnica e gerencial, a atuação dos agentes da ATeG, os procedimentos para execução das visitas e aspectos comportamentais para atuar com os participantes do programa.

Utilização das ferramentas de gerenciamento técnico e econômico na propriedade rural, utilização do método PDCA para o planejamento e a medição de resultados na gestão de propriedades rurais também estão entre os assuntos trabalhados no treinamento. Além disso, os técnicos estão sendo atualizados sobre o software para utilização na ATeG, o SisAteg.

“Crescemos e aprendemos com os bons resultados e, juntos, conseguimos alinhar o trabalho da ATeG a fim de oportunizar melhorias de produção, renda e qualidade de vida aos produtores rurais, o qual é nosso principal objetivo”, complementa o superintendente do Senar/SC Gilmar Antônio Zanluchi.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC José Zeferino Pedrozo, a ATeG é uma iniciativa que deu certo e gerou bons frutos. “Frequentemente somos surpreendidos pelos resultados das visitas técnicas e gerenciais com aumentos expressivos de produtividade e redução de perdas nas propriedades rurais catarinenses. Sem dúvidas é motivo de orgulho acompanhar a evolução do agronegócio em Santa Catarina, o qual serve de referência para tantos outros Estados. A ATeG é uma metodologia inovadora em que temos a oportunidade de buscar melhorias em grupo, porque afinal, nenhuma metodologia pode ser engessada, sempre é preciso ajustar com a realidade de cada Estado”, considera.

“Todo o trabalho é planejado e desenvolvido visando capacitar o empreendedor rural para a gestão assertiva de seu negócio, elevar a renda e a produtividade da propriedade e, consequentemente, promover melhoria na qualidade de vida no meio rural”, conclui Pedrozo.

Fonte: MB Comunicação