Sicoob MaxiCrédito promove Encontro de Associados Delegados em Chapecó

Publicado em: 04/10/2019

Com o intuito de fortalecer a atuação dos Associados Delegados, o Sicoob MaxiCrédito realizou, em Chapecó um encontro de formação com diferentes pautas sobre a instituição e sobre o papel da liderança cooperativista. Mais de 400 pessoas participaram do evento, incluindo os Associados Delegados de todos os Pontos de Atendimento, conselheiros de Administração e Fiscal, diretoria executiva e gerentes.

O presidente do Sicoob MaxiCrédito, Ivair Chiella, fez a abertura do evento e frisou a importância da presença dos Associados Delegados na promoção do cooperativismo nas suas comunidades. “Temos uma liderança forte, com sinergia para transformar as localidades e promover a justiça financeira”, destacou Chiella. “Esse é o principal propósito do cooperativismo de crédito e sabemos que quando unimos todos os nossos potenciais, temos ainda mais alcance”, acrescentou.

Na sequência, Adriana Spolti Grigol, diretora Administrativa, falou um pouco sobre todas as dimensões da cooperativa, desde associados, colaboradores, programas sociais, presença na comunidade e como unir tudo isso para entregar o melhor para a sociedade. “Somos uma instituição financeira cooperativa, feita de pessoas para pessoas, compartilhamos nossas conquistas e resultados, nos preocupamos em transformar a vida dos associados e de quem está ao redor, gerando resultado econômico sustentável sem esquecer de nossas origens”, frisou Adriana.

O Associado Delegado, uma figura importante para o crescimento da instituição, é o representante dos demais cooperados em cada Ponto de Atendimento. A Lei 5.764/71, também conhecida como Lei do Cooperativismo, possibilita que as cooperativas singulares com número de associados superior a 3.000, façam a representação nas assembleias por meio de pessoas eleitas para exercer tal papel. Dessa forma, o Associado Delegado tem a função de representatividade e, por isso, o Sicoob MaxiCrédito investe em formação, criando mecanismos adequados e transparentes de acesso a informações relativas à cooperativa.

No primeiro dia do encontro, os participantes assistiram à palestra do presidente do Bancoob, Marco Aurélio Almada, que abordou o cenário do cooperativismo de crédito no Brasil, no mundo e como o Sicoob está direcionado para acompanhar a modernização do Sistema Financeiro Nacional. Para Almada, o cooperativismo de crédito possui tecnologias, estrutura e pessoas treinadas para encarar a concorrência do oligopólio que se formou no sistema financeiro. Mas ele ressaltou que para essa virada de chave “o cooperativismo precisa interpretar o que está acontecendo, incluir ações na sua estratégia e ser muito proativo, além de ter um sistema que seja bom para o cooperado, para a localidade e ser ambicioso em ser bom para o país como um todo”.

Na sequência da programação, o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, abordou o papel da Central na organização sistêmica e a responsabilidade dos administradores das cooperativas.

Para encerrar o ciclo de palestras do primeiro dia, Francisco Silvio Reposse Junior, diretor de Desenvolvimento e Supervisão do Sicoob Confederação, apresentou o cenário da cooperativa e as principais oportunidades de crescimento. Reposse destacou que, atualmente, o Sicoob MaxiCrédito é a maior instituição financeira cooperativa do sistema em SC, e que no Brasil é a 1ª colocada em número de cooperados, a 4ª em operações de crédito, 4ª em depósitos totais e 5ª em ativos totais.

O segundo dia do evento iniciou com o filósofo e professor Clóvis de Barros Filho, que ministrou a palestra “A vida que vale a pena ser vivida”, tema de um dos seus livros. Dentre as várias abordagens que o professor apresentou, a principal esteve pautada na felicidade e em permitir que a natureza humana floresça, buscando em nós mesmos o autoconhecimento, explorar nossas competências, reconhecendo que sejamos felizes compartilhando com as pessoas que amamos aquilo que há de melhor.

O professor ainda trouxe o exemplo do cooperativismo, onde as particularidades são respeitadas: “cooperação é operação com outros e não há nada no mundo que possa prescindir da presença da excelência do outro para ser alcançada, por essas e por outras a cooperação será necessária em qualquer nível e qualquer segmento”, afirmou Clóvis. “Por isso, a minha admiração pela forma cooperativista de organização das pessoas, porque a sua horizontalidade permite iniciativa, sentir-se membro, sentir-se parte integrante, sentir-se respeitado pelos demais”, concluiu o filósofo.

Para encerrar o evento, o gerente de Compliance, Fabrício Zanchettin, fez uma abordagem sobre os riscos que envolvem a instituição, as responsabilidades na administração da MaxiCrédito e a necessidade da melhoria contínua de um ambiente íntegro e controlado, além do superintendente Financeiro, Tiago Santin, que falou sobre a era da inovação que vivemos atualmente e o que a cooperativa está implementando, visando a melhoria dos produtos e serviços para os associados.

O trabalho dos Associados Delegados é também uma ponte entre os demais cooperados e a administração da cooperativa, além de exercerem um papel importante de liderança local. O encontro para discutir diferentes pautas busca atender ao princípio que trata da educação e a formação dos seus membros, dos representantes eleitos, de forma que estes possam contribuir, eficazmente, para o desenvolvimento da sua cooperativa.

Para o presidente do Bancoob, Marco Aurélio Almada, isso é cooperativismo de verdade: “o cooperado tem que fazer parte da vida da cooperativa, nós precisamos estar perto, informar e ouvir, saber a satisfação do quadro social e é através dos seus delegados que isso acontece”, reforçou o presidente, “esse tipo de evento mostra que a MaxiCrédito está praticando um cooperativismo legal, de verdade”, concluiu.

Vasquinio Varnier é associado delegado de Coronel Freitas e para ele exercer esse papel é de muita responsabilidade. “Fomos eleitos lá na comunidade, estamos fazendo o máximo e o encontro foi excelente para levar para casa muitas coisas boas, levar a informação para os associados, onde cada um está”, afirmou Vasquinio. É o que também afirma Celio Pereira, associado delegado de Jaraguá do Sul: “a gente sai daqui com uma carga de conhecimentos enorme, sabendo como que estrutura a cooperativa está funcionando, qual a ideia das pessoas que estão tocando”, esclareceu e reforçou “com o que ganhei de informações, consigo repassar para os associados”.

Na opinião de Adelaide Busanello Serpa, Associada Delegada de Blumenau, o trabalho de formação com este grupo é de extrema relevância. “Estamos há alguns anos em formação na MaxiCrédito e como podemos perceber o quanto evoluímos, o quanto aprendemos. O evento como um todo agregou muitos conhecimentos, com pessoas contribuindo com assuntos importantes do nosso dia a dia, todo esse movimento que ocorreu foi sensacional”, disse Adelaide.

A avaliação do Associado Delegado de Florianópolis, Anesio José Macari, também é muito positiva. “Foi de extrema importância quando se reuniu a Confederação e a Central, que foi exatamente a parte técnica do que é o cooperativismo e qual é a visão do futuro. Todos os delegados estão voltando com uma visão diferente e agora é nossa responsabilidade de levar para as bases todas essas informações”, concluiu Anésio.

Fonte: Sicoob MaxiCrédito – Assessoria de Comunicação