Sicoob Credisc amplia em 70 por cento devolução de sobras em 2018

Publicado em: 18/03/2019

A Cooperativa de Crédito Nossa Senhora do Desterro – SICOOB-CREDISC, de Florianópolis ampliou em 70 por cento a distribuição de resultados em 2018, em relação ao ano de 2017. Apurou sobras totais de R$ 5,9 milhões que após a  dedução dos fundos estatutários e provisões para expansão, colocou à  disposição dos associados  R$ 1,7 milhões, 70 por cento a mais que o ano anterior.

Essa sobra será distribuída na conta corrente dos associados, proporcionalmente à movimentação financeira  de cada um na cooperativa. O crescimento da Sicoob Credisc nos últimos anos tem sido expressivo. Após a sua transformação para cooperativa de livre admissão, conseguiu ampliar o número de associados, que no momento está 8.197, atingindo as pessoas físicas e jurídicas da grande Florianópolis e do município de Joinville, onde tem área de ação autorizada.

Antes a SICOOB CREDISC estava restrita aos funcionários públicos e entidades ligadas ao setor agropecuário, consequência da  incorporação da  Crediagro, da Secretaria da Agricultura. Mais tarde também incorporou a  Crediban dos funcionários do setor bancário  da grande Florianopolis e agora está aberta a todas as pessoas físicas e jurídicas  interessadas. Atualmente possui seis agências na grande Florianópolis e uma em Joinville  e pretende implantar mais uma neste ano em Florianópolis ou São José.

Na assembleia de prestação de contas que  nos itens de aprovação das contas e eleição dos conselheiros, passou a ser presidida por Paulo Von Dokonal, da Ocesc e secretariada por Armando Niedermayer, da Fecoagro, além de mostrar números contábeis  do ano 2018, foi apresentada a participação social e comunitária da cooperativa nas regiões onde atua.

Também elegeu o novo conselho de administração para o  mandato até  2023. Foi anunciado que a cooperativa  passou a adotar oficialmente o sistema de direção executiva determinado pelo Banco Central,  separando os administradores, dos conselheiros  eleitos.

O novo conselho de administração eleito ficou assim constituído: Presidente – Edson Fernandes Santos; Vice-presidente – João Henrique Cristiano Heidrich; secretária – Ivanete Maria  Barp. Conselheiros de administração:​ Anir Fedrigo Klingelfus​, Edson Tolentino Moritz, Ivan Ramos, Paulo Henrique Rocha Faria Jr., Milton Manoel Peres, Gilson Moacir Gil, ​Sérgio Pereira Luiz  e Nilson Rodolfo Scheidt.

Os novos diretores executivos contratados pelo novo sistema de gestão  serão anunciados  na primeira reunião do novo conselho de administração, que somente tomarão posse após aprovação dos nomes  pelo Banco Central do Brasil.

Fonte: Fecoagro