Setor do agro nacional quer uniformizar discurso

Publicado em: 08/10/2019

Lideranças do agronegócio brasileiro reuniram-se na sede da CCAB, em São Paulo, para discutir proposta de se criar uma entidade que reúna todos os setores do agro a fim de unificar propostas e números do setor em nível nacional. Liderados por Chico Graziano, Roberto Rodrigues e Jones Yasuda, outras 10 pessoas representantes de diversas entidades participaram da reunião, incluindo a Fecoagro de SC, para discutir os primeiros passos para formação de uma entidade que fale igual em nível nacional sobre os números e as ações do setor, e assim mostrar a sociedade, especialmente urbana, no país e no exterior, o que é e o que significa o agro brasileiro.

Segundo os participantes, existem diversos órgãos tratando do assunto e nem sempre os números divulgados são coincidentes, razão pela qual há que se centralizar para que quando forem apresentados representem a realidade e não se disperse na mídia em geral.

Um dos fatos que está gerando dúvidas na opinião pública no momento diz respeito aos agrotóxicos. Existem muitas informações distorcidas sobre a realidade dos produtos e não há esclarecimentos uniformes e científicos para contrapor aqueles que divulgam notícias distorcidas e até mal intencionadas.

Na reunião ficou claro que a entidade que for constituída, – uma Fundação ou Instituto – não representará nenhum segmento específico do agro, mas o conjunto, com um banco de dados que reunirá informações das diversas entidades para serem divulgadas dentro de um sistema único. A Fundação Getúlio Vargas no seu núcleo do Agro coordenará a implantação de um sistema e será a receptora das informações para o banco de dados.

Ficou definido ainda que a entidade a ser constituída não seja integrada por órgãos já existentes, mas sim por pessoas físicas especializadas que integram esses órgãos e que são apoiadoras do agro no País.

Uma das atribuições do novo órgão é contratar canais na mídia para divulgar o agronegócio brasileiro.

Nos próximos 30 dias, o grupo técnico que está estudando o assunto, através do AgroPensar, liderado por Chico Graziano e Roberto Rodrigues deverá convocar outra reunião para ser apresentada uma proposta da forma jurídica a ser constituída e quais as fontes de recursos para sua manutenção e financiadora de projetos dessa organização.

A Fecoagro participou da reunião através do presidente Claudio Post e do diretor executivo Ivan Ramos a convite da CCAB. Post disse que ideia semelhante está sendo organizada informalmente em SC, onde as quatro principais entidades do setor agropecuário -Faesc – Fetaesc – Ocesc e Fecoagro – estão se reunindo com frequência para afinar o discurso, e, juntamente com outras entidades de diversos segmentos, pretendem se unir para a divulgação do setor e apresentar propostas e reivindicações aos governantes e fazer divulgação do agro no meio urbano catarinense.

Fonte: Fecoagro