SESCOOP/SC: 20 anos formando e desenvolvendo o cooperativismo catarinense

Publicado em: 18/09/2019

Promover o desenvolvimento sustentável do cooperativismo, atuando na formação profissional, no monitoramento de cooperativas e na promoção social: esses são os principais objetivos estratégicos do SESCOOP/SC (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), entidade autônoma vinculada ao “SISTEMA OCESC”, que no dia de ontem (17), completou 20 anos de atividades.

O presidente do SESCOOP/SC, Luiz Vicente Suzin, destaca que o trabalho da entidade contribui para a competitividade das cooperativas e promove bem-estar para todos os envolvidos. “As atividades realizadas pelo SESCOOP/SC, como treinamentos, cursos, palestras e, também, ações voltadas para a população, fortalecem o cooperativismo catarinense, gerando resultados diretos na economia catarinense”, afirma.

Na área de Formação Profissional, que envolve ações diretas e descentralizadas (atividades delegadas e os programas Auxílio Educação e Aprendiz Cooperativo), a entidade investiu mais de R$ 22 milhões no último ano. Além das capacitações, voltadas a empregados e dirigentes, os programas da área de Monitoramento, como o PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas), promovem a autogestão, com avaliação e melhoria de processos, acompanhamento de resultados e mensuração de desempenho das cooperativas.

Nas duas décadas, destaca-se o trabalho realizado nos programas de Promoção Social, como o Mulheres Cooperativistas, JovemCoop e Cooperjovem, que estão diretamente relacionados ao crescimento da participação da mulher e dos jovens no quadro social das cooperativas e na disseminação da cultura da cooperação. Atualmente, mais de 900 mil cooperados são mulheres e cerca de 390 mil são jovens.

“O SESCOOP/SC tem como propósito atividades voltadas para o aprimoramento da gestão cooperativista através da qualificação contínua de dirigentes, empregados e integração socioeconômico com a comunidade, gerando desenvolvimento local e sustentabilidade empreendedora cooperativa, com novas oportunidades de emprego e geração de renda para os que dela fazem parte direta e/ou indiretamente”, finaliza Suzin.

SESCOOP e o “Sistema S” 

O SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) foi criado para propor uma nova visão de aprendizagem e capacitação, focada exclusivamente para as cooperativas. Foi instituído pela Medida Provisória 1.715/1998.

O “Sistema S” foi estruturado para oferecer uma rede de ensino com propósito de melhorar produtividade da mão-de-obra, voltado a treinamento profissional, pesquisa e assistência técnica e social. Ele é composto por nove entidades: SESI, SENAI, SESC, SENAC, SEBRAE, SENAR, SESCOOP, SEST e SENAT.

Fonte: SESCOOP/SC