Servidores da Epagri e Cidasc pedem reajuste e recursos para a agricultura

Publicado em: 29/05/2018

O pagamento da reposição salarial aos servidores da Epagri e Cidasc e o aumento do orçamento para a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca foram os principais encaminhamentos da audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, para discutir estratégias para o fortalecimento das empresas agrícolas públicas. O encontro, organizado pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, reuniu funcionários e sindicalistas da Epagri, Cidasc e Ceasa de todo o Estado, no Auditório Antonieta de Barros.

“A manutenção dos bons números da nossa agricultura depende da continuidade do bom trabalho desenvolvido por essas empresas”, disse o deputado Cesar Valduga.

O deputado José Milton Scheffer, que é extensionista da Epagri há mais de 30 anos, afirmou que o governo não tem reconhecido o trabalho desenvolvido pelas empresas, apesar de utilizar a força da agropecuária catarinense como propaganda para atrair investidores mundo afora.

“A melhor política social é a criação de oportunidades para a população e é isso que essas empresas fazem, criar oportunidades para que a agricultura de Santa Catarina seja a potência que ela é”, disse. Scheffer defendeu apresentação de emenda no orçamento do Estado para 2018 com o objetivo de aumentar os recursos para a Secretaria de Agricultura.

O coordenador estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento, Perícia, Pesquisa e Informações de Santa Catarina (Sindaspi-SC), Gilmar Luiz Espanhol, afirmou que a assistência técnica, a extensão rural, as pesquisas de base e de ponta e a fiscalização sanitária, funções exercidas pelas empresas, têm sido sucateadas, em virtude da falta de investimentos do Estado em estrutura e recursos humanos.

Já o presidente do Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Seagro-SC), Eduardo Medeiros Piazera, afirmou que o fortalecimento das duas empresas passa pela valorização dos servidores.

O presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina (Sintagri), Antonio Tiago da Silva, e o representante dos funcionários no Conselho de Administração da Epagri, José Clóvis Moreira, criticaram a ausência de dirigentes da Secretaria de Estado da Agricultura e das empresas na audiência.

Fonte: Agência Alesc