Senar/SC promove 38 cursos gratuitos no Norte catarinense oi

Publicado em: 10/01/2020

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove neste mês de janeiro 38 treinamentos gratuitos no Norte catarinense, abrangendo 10 municípios. O objetivo é o aumento da eficiência produtiva da propriedade rural e, consequentemente, dos resultados econômicos. Aproximadamente 500 produtores e trabalhadores rurais serão contemplados.

Em Canoinhas serão ministrados oito cursos: Inclusão Digital Rural – Informática Básica 2, nos dias 13 e 14, na Escola da Água Verde; Operação e Manutenção de Roçadeira, de 14 a 15, na sede da Epagri e também, de 16 a 17, na comunidade de Pedra Branca; Criação de Bezerras e Novilhas de 20 a 21 na comunidade de Pedra Branca; Jardineiro de 22 a 23 na comunidade de Salto da Água Verde; Processamento de Carne de Frango nos dias 27 e 28 na comunidade de Pedra Branca; Artesanato com Fibras Naturais de 27 a 29 no Sítio das Flores Santo da Água Verde; e Processamento de Carne Suína de 29 a 30 na comunidade da Encruzilhada.

Em Campo Alegre serão abordados os seguintes assuntos: Confeitaria e Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural. O primeiro nos dias 23 e 24 no salão da Igreja Saltinho. O segundo será ministrado em duas datas, no dia 27 e respectivamente 29 na sede do Sindicato Rural. Em Itaiópolis ocorrerá os cursos de Jardineiro, nos dias 16 e 17, na Pastoral da Criança/Bom Jesus; Artesanato com Pintura de 21 a 24 em Rio da Areia; e Turismo Rural – Planejamento e Implantação de Negócios nos dias 30 e 31 na Casa da Cultura.

Joinville contemplará os cursos: Operação e Manutenção de Roçadeira de 20 a 21 na Fazenda Ciser; Confeitaria de 21 a 22 na Cozinha Experimental da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke; Inclusão Digital Rural – Informática Básica de 23 a 24 na sede do Sindicato Rural; e Produção de mudas frutíferas nos dias 28 e 29 na sede do Sindicato Rural de Joinville. Em Mafra estão previstos os treinamentos de Olericultura Básica, nos dias 20 e 21, em Rio Branco II; Meliponicultura ocorrerá de 21 a 22 ocorrerá em dois locais: a teoria será ministrada no pavilhão do Parque de Exposições e a prática será realizada na propriedade Alcides Frogel, em Campo da Lança; e Artesanato com Pintura de 27 a 30 no Posto Sine.

Entre as capacitações promovidas em Major Vieira estão: Motosserra – Operação e Manutenção no Corte de Árvores de 27 a 29 na Colônia Ruthes, e Artesanato com Pintura de 28 a 31 na sede do Sindicato do Produtor Rural do município. Em Monte Castelo serão ministrados os cursos de Jardineiro nos dias 20 e 21 no salão da igreja de Bairro Novo; Floricultura nos dias 21 e 22 em Rodeio Grande; Segurança e Saúde no Trabalho com Agrotóxicos de 27 a 29 em Rancho Grande; e Qualidade do Leite 29 e 30 em Rio das Antas.

Os treinamentos de Inclusão Digital Rural – Informática Básica 2, Olericultura Orgânica, Floricultura e Operação e Manutenção de Roçadeira ocorrerão em Papanduva. O primeiro nos dias 21 e 22 no laboratório de informática da sede Sindicato Rural. O segundo de 27 a 28 na propriedade de Marcelo Rafalski, localizada na Floresta São João. O terceiro de 28 a 29 em Rondinha; e o último de 30 a 31 na propriedade de Batista em Pratinha.

Os assuntos explanados em Porto União serão sobre Manejo de Gado Leiteiro de 23 a 24 na Igreja de Lança; Olericultura Básica de 30 a 31 em Pintadinho; e o curso de Jardineiro em Aquiles Sthenguel nos dias 23 e 24. Em São Bento do Sul ocorrerá os treinamentos de Primeiros Socorros nos dias 27 e 28 e de 29 a 30 na sede do Sindicato; Operação e Manutenção de Roçadeira de 27 a 28 na Escola Sofia da Serra Alta; e Cultivo Protegido de Hortaliças de 29 a 30 na casa de Otto Muller.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca que “as oficinas têm como objetivo transformar e qualificar os produtores rurais, apresentando meios de suprir as necessidades diárias e agregar conhecimento para atingir bons resultados nas propriedades”.

Inscrições

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, enfatiza que os cursos objetivam promover a formação profissional e incentivar o empreendedorismo. Nesse sentido, os produtores rurais devem efetuar as inscrições por meio do Sindicato Rural do município. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data de realização.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional