Senar/SC oferece mais de 300 treinamentos gratuitos em março

Publicado em: 04/03/2020

 

Para fomentar o conhecimento e aumentar a produtividade e a renda dos produtores e trabalhadores rurais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove 307 treinamentos gratuitos em Santa Catarina. Os cursos ocorrem durante todo mês de março, com a participação de mais de 4.000 produtores e em parceria com os Sindicatos Rurais dos municípios.

São qualificações que ensinam técnicas para melhorar a gestão das propriedades e a desenvolver atividades de complementação de renda, como artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais.

Já as capacitações administrativas englobam inclusão digital, operação e manutenção de máquinas agrícolas e organização das propriedades.

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, a qualificação é um diferencial na vida dos produtores, capaz de diagnosticar melhor as necessidades e apontar as soluções para o aumento de produção e renda.

Os interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data de realização.

“São oportunidades para os produtores buscarem formação profissional e visualizarem novas formas de empreender no campo”, ressalta o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

O oeste catarinense receberá 35 cursos em 18 cidades. Destaque para os treinamentos em Confeitaria em Xaxim e Abelardo Luz (9 e 10); Inclusão Digital em Guatambu; Processamento de Carne de Frango na mesma data em Presidente Castelo Branco; Prevenção às Deficiências na Área Rural em Ipira no dia 25 e Manejo de Colméia em Concórdia nos dias(26 e 27).

Faxinal dos Guedes terá quatro cursos: Operação e Manutenção de Tratores, Artesanato de Costura em Tecidos, Operação de Manutenção de Roçadeiras (5 e 6) e Programa 5S (13 a 16). As cidades de Ipumirim, Irani, Ouro Verde, Passos Maia, Santiago do Sul, União do Oeste, Irati, Formosa do Sul, Xanxerê, São Domingos, Entre Rios e Ipuaçu também receberão os treinamentos.

No extremo oeste, serão 47 cursos em 32 municípios. São Lourenço do Oeste receberá cinco treinamentos: Processamento de Carne Suína; Emissão de Guias de Trânsito Animal (e-GTA) e de Origem de Produtos Vegetais (e-Origem) no dia (10); Jardineiro (10 e 11); Aproveitamento integral de alimentos (17 e 18) e Processamento de Carne de Frango nos dias (18 e 19). São José do Cedro terá o curso de Derivados de Leite; Guaraciaba recebe o treinamento de Soldador nos dias (5 e 6) e Anchieta terá capacitação sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para Agroindústrias em (24 e 25).

Além destes, os produtores de São Bernardino podem aprender sobre Artesanato de Bordado de (16 a 19), os de Dionísio Cerqueira sobre Qualidade do Leite (12 e 13) e os de Santa Terezinha do Progresso sobre Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos nos dias (30 e 31).

Entre os 31 treinamentos em 15 cidades do meio oeste estão: Inseminação Artificial em Bovinos, em Água Doce; Cultivo de Plantas Medicinais em Treze Tílias (25 e 26); Cultivo Protegido de Hortaliças em Caçador (26 e 27); Criação de Bezerras e Novilhas em Catanduvas (23 e 24); Fluxo de Caixa da Atividade Rural em Joaçaba (19) e Olericultura Orgânica em Lebon Régis (24 e 25).

O norte catarinense receberá o maior número de treinamentos neste mês: serão 56 em 17 cidades. Major Vieira terá oito cursos, com destaque para Formas Associativas no Meio Rural (18 e 19) e Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural no dia 18. Monte Castelo recebe quatro cursos, entre eles o de Floricultura (4 e 5) e São Bento do Sul o de Cultivo Protegido de Hortaliças (19 e 20). A maior cidade da região, Joinville, também terá quatro cursos, entre eles, o de Produção Caseira de Massas para Congelamento nos dias (16 e 17). Já os moradores de São Francisco do Sul poderão se aperfeiçoar em Culinária de Peixes e Frutos do Mar nos dias (9 e 10) e os produtores de Bela Vista do Toldo podem aprender sobre o Aumento da Produtividade do Mel nos dias (10 e 11).

A região do planalto serrano receberá 35 cursos em 16 cidades. Destaque para as capacitações em Segurança e Saúde no Trabalho com Agrotóxicos em São Joaquim (18 a 20); Primeiros Socorros em São José do Cerrito (24 e 25; 26 e 27); Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural em Lages no dia 25 e Produção Caseira de Pães e Biscoitos em Alfredo Wagner nos dias (17 e 18).

O Sul terá o segundo maior número de treinamentos, 54 em 28 municípios. Entre eles, Organização da Propriedade Rural – Programa 5S em Balneário Gaivota (30 e 31); Rédeas em Araranguá (16 a 20); Turismo Rural em Paulo Lopes (3 e 4); Beneficiamento e Conservação de Pescado em Lauro Müller (17 e 18); Meliponicultura em São Bonifácio (9 e 10) e Artesanato com Pintura em Balneário Rincão (2 a 5) e Turvo (9 a 12).

A região do vale do Itajaí contará com 49 cursos em 31 cidades: Cestaria e Objetos Decorativos com Fibra de Bananeira em Itapema; Aumento da Produtividade do Mel em Jaraguá do Sul (26 e 27); Produção de Frangos e Ovos Caipiras em Rio do Sul (17 a 19); Produção e Manejo de Ovinos em Rio do Campo (11 e 12); Conservação do Solo em Vidal Ramos (2 e 3) e Instalação e Manutenção de Redes Elétricas no município de Salete nos dias (18 e 19).

Em fevereiro, foram 247 treinamentos gratuitos promovidos pelo Senar/SC em todo Estado.

Fonte: MB Comunicação