Senar/SC envolve mais de 150 mulheres em atividades de prevenção

Publicado em: 17/03/2020

Para alertar as mulheres do campo sobre a importância dos cuidados com a saúde, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), levou o programa Saúde da Mulher Rural para o município de Major Vieira, no norte do Estado.  O dia foi dedicado a elas e reuniu 152 mulheres das comunidades de Rio Novo, Rio Vermelho, Serra Preta, Colônia Ruthes e Lageado Liso.

O programa contou com coleta de Papanicolau, testes rápidos para Sífilis, HIV, Hepatite B e C, palestras sobre prevenção ao câncer do colo do útero, atitudes para uma vida saudável, autoestima e violência contra a mulher, além do espaço da beleza que disponibilizou gratuitamente às mulheres corte de cabelo, manicure, maquiagem e massagens.

De acordo com a supervisora do Senar/SC na região norte, Carine Weiss, o evento homenageou as participantes pelo Dia da Mulher e oportunizou acesso à saúde e ao lazer às moradoras das comunidades mais distantes do município. “Foi extremamente importante atingir essas comunidades longínquas, que têm mais dificuldade em participar dos eventos. A ação dá acesso a várias atividades, em um momento de conscientização e cuidados com a saúde que é muito importante para elas. Foi uma oportunidade única para essas comunidades e essas mulheres convidadas. Essa é a maior relevância do evento”, destaca Carine.

Segundo a supervisora, além de reforçar questões sobre a prevenção ao câncer de colo de útero, câncer de pele, qualidade do sono, hábitos alimentares e exercícios físicos, o programa abordou duas questões que preocupam o Estado: a violência contra a mulher e o suicídio. As policiais militares que integram a Rede Catarina de Proteção à Mulher, soldados Meillin de Andrade e Marielle Gusrtinski, palestraram no evento sobre a legislação e o acesso aos direitos em casos de violência doméstica e feminicídio.

Segundo o presidente do sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedroso, em 2019, foram atendidas 2.426 produtoras no programa Saúde da Mulher Rural em 10 municípios catarinenses. No ano passado foram realizados 1.701 exames de Papanicolau; 227 vacinas; 247 testes rápidos de Sífilis, 427 de HIV e 442 de Hepatite B e C; e 47 atendimentos nas áreas de oftalmologia, odontologia e nutrição.

Para este ano, estão programados mais 13 eventos que auxiliarão aproximadamente 1.800 produtoras rurais em todo o Estado.

Fonte: MB Comunicações