SENAR/SC capacita novos técnicos para prestar assistência aos produtores

Publicado em: 07/09/2020

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (FAESC) está capacitando neste mês os novos técnicos do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que auxilia os produtores rurais no trabalho de campo e na gestão das propriedades. São 40 novos profissionais em atuação no Estado, onde há novas turmas de produtores assistidos e novas cadeias ofertadas.

De acordo com a coordenadora estadual da ATeG, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes, o treinamento alinha a metodologia nacional do programa e reforça as técnicas aplicadas em Santa Catarina nas cadeias leiteira, pecuária de corte, ovinocultura, piscicultura, agroindústria artesanal e fruticultura. Na última semana, 28 profissionais foram treinados a distância e de forma virtual, método adaptado para o período de pandemia. De 14 a 16 de setembro, outros 12 técnicos passam pelo aperfeiçoamento.

“Todo ano surgem novas turmas de produtores e temos contratação ou substituição de técnicos que atuam no programa. O treinamento é essencial para alinharmos todos à metodologia da ATeG e repassarmos de que forma o Estado trabalha para desenvolver as cadeias. São aperfeiçoados os procedimentos de cálculo de produção, atuação dos técnicos de campo e gerenciamento das atividades”, detalha Paula ao ressaltar que a capacitação é ministrada pelo instrutor do SENAR/SC, Erno Menzel.

Para o presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, o aperfeiçoamento técnico é fundamental para a melhoria dos processos no campo e para o desenvolvimento do setor no Estado. “Nossos profissionais estão próximos dos produtores e os auxiliam no manejo das atividades diárias e no gerenciamento das propriedades para aumentar produção e renda das famílias. Com técnica e maior qualificação conseguimos fortalecer os trabalhadores e o agronegócio como um todo”.

“As nossas metas são buscar a eficiência e a eficácia para elevar a renda e a produtividade dos produtores, elaborar o planejamento estratégico das propriedades e capacitar os trabalhadores para o empreendedorismo e a gestão dos negócios”, sublinha o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antonio Zanluchi.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional