Secretaria da Agricultura, Epagri, Cidasc e Ceasa têm alterações nos atendimentos ao público

Publicado em: 20/03/2020

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e suas empresas vinculadas (Epagri, Ceasa e Cidasc) têm novas regras para o atendimento aos produtores rurais de Santa Catarina. A decisão faz parte das medidas para evitar a propagação do coronavírus (Covid-19) no estado, com base no decreto 515 de 17 de março de 2020 publicado pelo Governo do Estado, que estabelece situação de emergência em todo território catarinense.

As atividades presenciais da Secretaria da Agricultura, Cidasc e Epagri, inclusive todos os tipos de atendimentos aos agricultores, estão suspensas até dia 25 próximo. Os serviços administrativos serão exercidos por meio digital ou remoto e as reuniões ocorrerão via áudio ou videoconferência. A medida vale também para os escritórios municipais da Epagri e Cidasc.  Em caso de urgência, a orientação é entrar em contato via e-mail ou telefone com o Escritório Local ou Gestão Regional.

Cursos e Capacitações presenciais oferecidos pela Epagri e Cidasc estão todos cancelados . Todos os Eventos Agropecuários estão suspensos em Santa Catarina. A Secretaria da Agricultura publicou uma Nota Recomendatória reforçando a necessidade de cancelamento de todos os rodeios, cavalgadas, feiras agropecuárias, torneios e exposições pelos próximos 90 dias.

O atendimento presencial nos escritórios municipais da Cidasc estão suspensos. O atendimento que for indispensável será feito por telefone ou e-mail.

Os médicos veterinários atenderão apenas em casos de doenças de notificação obrigatória. Nesses casos, o produtor deve agendar o atendimento via telefone ou e-mail.  Quando indispensável o atendimento presencial, os funcionários irão atender uma pessoa por vez, evitando aglomerações e contato físico.

Todas as regras de higiene devem ser seguidas. As barreiras sanitárias fixas da Cidasc seguem em funcionamento normal, adotando todas as medidas de prevenção necessárias. A distribuição de brincos oficiais de identificação animal será adiada. Assim que as atividades forem restabelecidas, o produtor deve procurar o escritório da Cidasc para regularização.  O atendimento daquelas entregas que forem totalmente inadiáveis será feito mediante agendamento prévio, respeitando todas as indicações para prevenção ao coronavírus. O agendamento de atendimento e entrega de brincos oficiais deve ser feito por e-mail ou por telefone. A Guia de Trânsito Animal – GTA é documento obrigatório para movimentação de animais em Santa Catarina e pode ser solicitada online pelo sistema da Cidasc (www.sigen.cidasc.sc.gov.br), sem necessidade de comparecer ao escritório local. Em caso de emissão exclusiva do serviço oficial, deve ser solicitada por e-mail.

As Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa/SC) mantém suas atividades normalmente, porém com horários diferenciados.

A entrada de caminhões oriundos de outros estados será permitida somente das 13h às 24h. A equipe trabalha ainda reforçando as medidas de higiene e conscientização de produtores, boxistas, comerciantes e caminhoneiros.  As mudanças fazem parte do conjunto de ações para evitar a propagação do coronavírus e podem sofrer alteração a qualquer momento de acordo com a evolução da Covid-19 em Santa Catarina.

Fonte: Secretaria da Agricultura de SC