Roberto Rodrigues lança um Plano de Estado para garantir segurança alimentar no mundo

Publicado em: 14/08/2018

A produção, distribuição e o acesso aos alimentos é um tema que deve unir de forma definitiva os ambientes rural e urbano. Com essa proposta, o titular da Cátedra Luiz de Queiroz, Roberto Rodrigues, na Esalq, o Plano de Estado: O Brasil na segurança alimentar global. “O Brasil tem alta tecnologia para elevarmos nossos índices de produtividade, temos terra de sobra, gente apta a promover uma nova revolução, mas falta estratégia de Estado”, declarou o ex-ministro da Agricultura durante fala na Sala da Congregação da Esalq, diante de docentes, servidores técnico administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação.

Na ocasião, Rodrigues explicou que dedicou-se na organização de um Plano de Estado que, segundo ele, dará ao País a chance de se tornar campeão mundial da segurança alimentar e da paz.

O Plano de Estado foi edificado com apoio de consultores. “Partimos das premissas do equilíbrio macroeconômico e do balanço entre a oferta e a demanda de alimentos, pilares que norteiam 15 temas que se configuram como políticas que abrangem todas as pastas ministeriais das próximas gestões presidenciais”, explica Rodrigues.

A partir da apresentação na Esalq, o Plano de Estado será debatido, durante o mês de agosto, com membros das equipes dos candidatos a presidente da república melhor posicionados nas pesquisas eleitorais e, no final do mês, será realizado na CNA (Confederação Nacional da Agricultura) um encontro com os candidatos, que terão a oportunidade de se posicionar diante do Plano configurado na instituição.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Esalq/USP