Redução da produção agropecuária será a consequência da estiagem em SC

Publicado em: 02/04/2020

Os números divulgados nesta terça feria que mostram as perdas da agropecuária catarinense, preocupam o setor. Em que pese o setor não tenha paralisado com o problema da Coronavírus, há preocupação com os resultados que a estiagem irá provocar em SC.

As culturas de inverno não foram atingidas, mas os principais produtos agrícolas, milho e soja deverão ter perdas. Ate o momento foram apuradas perdas de 10 por cento no milho, reduzindo a expectativas de colheita para de 2,4 a 2,6 milhões de toneladas – e nossa demanda continua sendo quase 7 milhões de toneladas do cereal por ano. – A soja está tendo perda de aproximadamente 1 por cento, pois aumento de área de plantio em 2,52 por cento ajudou a reduzir essas perdas com a estiagem. Ainda há preocupação com o restante da colheita. Se persistir essa seca, poderá agravar a situação. Ate agora, segundo a Epagri, foram colhidos 80 por cento do milho, e 70 por cento da soja. O agravante é que a principal região afetada pela estiagem, região de Campos Novos, Curitibanos e Lages é que tem maior volume a colher.

Outro produto importante em SC, o leite, também deverá ser atingido pela estiagem. A pastagem esta sendo prejudicada e consequentemente a produção de leite. O recebimento de leite pelas indústrias está menor que anos anteriores nesta época, dependendo da região. Produtores que estocaram alimentos conservados como silagem, pré-secos e feno, estão tendo menos problemas de produção do leite.

Quanto às previsões do tempo para agora em diante o Ciram informa que o mês de abril iniciou com pancadas de chuva bem isolada no Oeste e Meio-Oeste. Do Planalto ao Litoral, variação de nuvens e chuva isolada ocasional, associada à circulação marítima.  A passagem de uma frente fria traz pancadas de chuva e risco de temporais isolados a partir do Oeste e Sul. Nos próximos dias ate dia 5 deve haver presença de sol em toda Santa Catarina, as temperaturas amenizam, com chance de geada isolada no Planalto Sul.  Depois disso, a temperatura volta a se elevar.

Na próxima semana uma nova frente fria deve avançar pelo litoral de Santa Catarina, provocando chuva mal distribuída com baixa acumulado e, logo após, a diminuição da temperatura novamente.  As massas e ar frio começam a chegar à segunda quinzena de abril, trazendo temperaturas mais amenas. Mas a tendência é de períodos mais secos e temperaturas mais elevadas de um modo geral. O frio fica mais concentrado no período da noite e início da manhã.

Fonte: Fecoagro/Epagri