Rede e-TEC: Senar/SC forma 133 técnicos em agronegócio em 2020

Publicado em: 03/02/2020

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), promoverá a colação de grau de cinco turmas do Curso Técnico em Agronegócio em 2020. Ao todo, 133 alunos dos polos Canoinhas, Seara, Araranguá, Fraiburgo e São Joaquim receberão o certificado em fevereiro e março. O objetivo da capacitação foi qualificar produtores rurais e otimizar o desenvolvimento das propriedades, visando o crescimento de diversos segmentos das cadeias produtivas da agropecuária.

Para formar profissionais habilitados na gestão e comercialização do agro foram identificados os processos e sistemas agroindustriais e de melhoria da qualidade de produtos e de serviços, desenvolvendo as potencialidades desse setor. Também foram aplicadas técnicas de organização e distribuição eficiente do trabalho e dos recursos produtivos, de empreendedorismo com capacidade crítica, criativa e inovadora, de gestão e de desenvolvimento de negócios rurais responsáveis e sustentáveis.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, ressalta que as visitas técnicas também foram fundamentais para a troca de experiências entre os alunos e os produtores rurais. “Eles tiveram exemplos de como administrar as suas propriedades, de quais técnicas contribuem para o desenvolvimento dos estabelecimentos rurais e da importância de investir em tecnologias eficientes. Esse foi um dos maiores propósitos da atividade: mesclar a teoria e a prática, aproximando os alunos da realidade rural”, destaca.

O curso tem abrangência em 12 polos de apoio presencial no Estado. “A intenção era oportunizar o acesso a mais conhecimento para produtores e filhos de produtores rurais ofertando acesso ao ensino técnico de qualidade. A conclusão de outras cinco turmas demonstra o sucesso dessa iniciativa e promove o crescimento da produção e o aumento da rentabilidade, contribuindo para a permanência dos jovens no campo”, salienta o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC José Zeferino Pedrozo.

A capacitação foi realizada em quatro semestres na modalidade a distância (80% online e 20 % presencial), totalizando 1.230 horas. Entre os temas que compõem a grade curricular estão: ambientação, introdução à informática, português instrumental, introdução ao agronegócio, administração rural e técnicas de produção vegetal, gestão de pessoas, contabilidade rural, políticas públicas para o agronegócio, legislação agrária e ambiental, associativismo, cooperativismo e sindicalismo, gestão de custos e técnicas de produção animal.

De acordo com o presidente da Faesc, desde 2015 o Senar/SC formou 464 técnicos em agronegócio. “A maioria desses profissionais trabalha em propriedades rurais, agroindústrias, federações e associações como empresas de pesquisa e de fomento. Para os formandos, não será diferente, o comprometimento e a dedicação que tiveram durante o curso deve gerar mais resultados, ampliando as oportunidades para atuar no mercado de trabalho”, conclui Pedrozo.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional