Realizado o lançamento do Projeto Escola no Campo: Ações que Fazem a Diferença

Publicado em: 23/05/2019

Gestores e professores das escolas que participam do Projeto Escola no Campo- uma parceria da Auriverde, Syngenta e Fundação Abrinq, reuniram-se na sede da cooperativa em Cunha Porã, para lançamento do programa de 2019.

Criado em 1991 pela Syngenta, o Projeto Escola no Campo conta com o apoio da Fundação Abrinq desde 2009 e a Auriverde também é parceria deste importante projeto, do qual contribui para melhorar a qualidade da educação do Ensino Fundamental em escolas públicas, localizadas em regiões agrícolas.

Para executar o projeto, as escolas rurais montam um planejamento didático, com a participação ativa dos professores, com o objetivo de disseminar o conteúdo do projeto para as séries atendidas. Dessa forma, os adolescentes são incentivados a transmitir o que aprendem para as suas famílias e para a comunidade em que vivem, assumindo um papel de extrema importância na conscientização da sociedade sobre os conceitos de agricultura sustentável, mostrando também aos adolescentes a importância do agricultor na economia do país.

Para que o desenvolvimento do projeto seja eficaz, os profissionais de educação recebem capacitações e kits pedagógicos para aprimorarem suas práticas voltadas ao tema. As capacitações e os kits também incluem conteúdos explicativos sobre o trabalho infantil e suas consequências, sensibilizando as escolas e as famílias para o tema.

Neste encontro de lançamento estiveram presentes gestores e professores das escolas dos municípios de Cunhataí, Tigrinhos e Cunha Porã. Sendo elas: Escola de Educação Básica Nicolau Schoenberger; Escola de Educação Básica Osvaldo Ferreira de Mello e Escola de Educação Básica Tiradentes. O encontro contou ainda com a presença do vice-presidente da Auriverde, Daniel Ferrari, o RTV da Syngenta, Agenor Guadagnin, Lurdes Vendrame, representando a Secretaria Estadual de Educação da cidade de Maravilha, além, da importante presença também, do Professor e Gerente Regional de Educação, Erno Pedro Schwerz. Os trabalhos foram conduzidos por Larissa Dessoy, coordenadora dos programas do quadro social da Auriverde.

Ao final do encontro teve palestra ministrada pela psicóloga Chancarlyne Vivian.

Fonte: Cooperauriverde