Qualidade do leite é foco em Programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/SC

Publicado em: 12/02/2019

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), promoveu recentemente, por meio do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), seminário e oficina técnica sobre a qualidade do leite no município de Meleiro, região Sul do Estado. Participaram do evento produtores de leite da região, técnicos do programa ATeG e autoridades locais. A iniciativa foi realizada pelo Sistema Faesc/Senar e Sindicato Rural de Meleiro, com apoio da Cooperativa dos Produtores de Leite e Agroindústria Familiar Rural de Meleiro/SC (Coopercolmeia).

“A qualidade é um dos assuntos que já vem sendo trabalhado, de forma individual, nas propriedades assistidas pela ATeG e o evento teve como foco enfatizar, ainda mais, aos produtores participantes, que a qualidade do leite produzido é de fundamental importância e, para que alcancem uma produção de qualidade, devem ficar atentos quanto à aplicação das técnicas que se fazem necessárias”, orientou o supervisor técnico da ATeG e zootecnista Fernando da Silveira que proferiu a palestra.

Durante o seminário, que contou com mais de 60 participantes, Silveira apresentou as normas técnicas a serem seguidas pelos produtores de leite, explicando sobre a alimentação das vacas leiteiras, a importância do controle sanitário desses animais e os cuidados a serem tomados na hora da ordenha. A oficina foi realizada na propriedade do técnico de campo Willian Benedet Buzanello, localizada na comunidade de Rio Morto, interior do município de Meleiro e teve a participação de 46 produtores de leite atendidos pela ATeG.

Os produtores também foram orientados quanto aos procedimentos da correta rotina de ordenha, com limpeza e desinfecção de tetos, bem como os testes para verificação de mastite.

Após a oficina técnica, os participantes foram levados a campo para conhecer as pastagens implantadas nas propriedades assistidas pelo Programa ATeG. Dentre as pastagens perenes o grande destaque foi a Jiggs e o BRS Kurumi, que são altamente produtivas e de excelente qualidade nutricional.

A supervisora do Senar/SC na região Sul, Sueli Silveira Rosa, salientou que o programa tem trazido bons resultados aos 450 produtores rurais atendidos pela ATeG em bovinocultura de leite, envolvendo 28 municípios da região.

O presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo ressaltou que Santa Catarina é um Estado referência na produção agropecuária e tem se destacado também no leite alcançando a quarta posição entre os principais Estados em produção. “Por meio do programa ATeG estamos levando para o campo qualificação e tecnologia a fim de colocar nossos produtores cada vez mais em evidência, reforçando a qualidade produtiva de nossa terra”.

Fonte: MB Comunicação