Prossegue a história dos 46 anos da Fecoagro

Publicado em: 20/07/2021

Prosseguimos hoje a série que destaca passagens dos 46 anos de fundação da Fecoagro.  Já vimos ontem como surgiu a Fecoagro em 25 de julho de 1975, e quem foram os dois primeiros presidentes. Hoje destacamos quem foram os primeiros dirigentes eleitos na assembleia de fundação da Fecoagro. Junto com Aury Bodanese na presidência, foram eleitos como vice-presidente, Waldomiro Antônio Panis, presidente da Cooperzal de Capinzal, (in memoriam) e Athos de Almeida Lopes, presidente da Coopercampos de Campos Novos, como secretário. O Conselho de Administração ficou assim constituído: Arlindo Cantarelli, da Coopersãomiguel de São Miguel do Oeste; Walter Schuttel, da Coopermondaí; Helvino Heriberto Hoppe, da Cooperpal de Palmitos; Osmar Erhadt, da Cravil de Rio do Sul; Bruno Spies, da Cooperita de Itapiranga, (in memoriam); e Guido Nehuls, da Cooperal de Abelardo Luz.

Para o Conselho Fiscal foram eleitos: Silvestre Antônio Fantin, da Coopervil de Videira; Arcangelo Miguel Zambiazzi, da Coperio de Joaçaba; Jayme Schultz, da Coopernorte de Mafra; Ricieri Martello, da Copérdia de Concórdia, (todos in memoriam); Osmar Jacob Massing, da Cooapesc de São Carlos e Oribes Dal Bem da Cooperal, de Abelardo Luz.

Na mesma assembleia que elegeu os primeiros dirigentes, também houve uma votação para a escolha da sigla da Federação. Havia duas propostas. Uma como FECOAGRO, e outra como FECOESC. Venceu a FECOAGRO por 9 votos a 6. A primeira sede da Fecoagro foi no 10º andar do Edifício Dias Velho, no centro de Florianópolis. Quatro pessoas foram recrutadas para começar a organização burocrática da Federação: João Francisco de Mattos, cedido pela ACARESC, hoje Epagri; Ivan Ramos, cedido pela Coopernorte; Moises Pollak, cedido pela Cooperalfa; Leda Maria Rosa, cedida pela Secretaria da Agricultura e Clebi Renato Dias, o primeiro funcionário contratado pela Fecoagro. Em poucos meses todos os funcionários cedidos, a exceção de João Francisco de Mattos, foram registrados como funcionários celetistas da Fecoagro.

A partir daí, a Fecoagro começou a operar no mercado internacional de exportação de soja, e juntaram às cooperativas fundadoras, outras cooperativas catarinenses. Teve um período que a Fecoagro chegou a ter 32 cooperativas filiadas, pois os negócios em conjunto foram se diversificando na área de compras conjuntas de insumos; vendas de produtos na Ceasa. Também foi  montado um atacado em São José para vendas dos produtos das cooperativas, inclusive dos frios da Aurora, e outros negócios escolhidos pelas cooperativas. A Fecoagro teve filial em SP na Bolsinha de Cereais do Braz; armazém depósito e filial em Belém do Pará, e também Unidade de Vendas de Frutas no CEAGESP em SP, para atender as cooperativas da área de frutas. Também montou um escritório de representação em Chapecó que ficava junto à Cooperalfa, e na época comandado pelo hoje gerente Comercial da Cooperalfa, Lourenço Louvável.

Box na Ceasa em 1978

Atacado em São José do ano de 1979

Clebi Renato Dias, primeiro funcionário da Fecoagro em 1975, fala da sua trajetória na Federação:

Este foi Clebi Renato Dias, primeiro funcionário da Fecoagro em 1975.

Amanhã tem mais Fecoagro 46 anos.

Fonte: Fecoagro/SC.