Prossegue a história dos 46 anos da Fecoagro – Ex-presidente Odacir Zonta fala sobre sua passagem na Fecoagro

Publicado em: 21/07/2021

Já vimos aqui que nestes 46 anos de existência da Fecoagro, as razões da sua fundação e quem  foram seus primeiros dirigentes. Também, vimos ontem que a Fecoagro começou a operar nas exportações de soja.

Hoje vamos relembrar que a Fecoagro foi a coordenadora da transferência dos supermercados da então COBAL para as cooperativas. Onde existia cooperativas no ramo de supermercados, as lojas foram assumidas por elas e na capital ou onde não existia cooperativa, os mercados foram assumidos pela Fecoagro, tendo sido formado na época Cadeia Voluntária de Supermercados. Essa atividade econômica projetou nome da Fecoagro no mercado consumidor nos meios urbanos. Em épocas de crise de abastecimento ou de preços, em parceira de intercooperação com as cooperativas associadas à Fecoagro liderava campanhas de vendas produtos alimentícios por preços promocionais, tornando-a reguladora de preços também nesse segmento.

A Fecoagro sempre foi incumbida  pelas cooperativas, para avaliar outros negócios que interessasse o grupo. Atuou na pesquisa para comprar uma mineradora de calcário; para implantar uma indústria de álcool, até para adquirir uma indústria de beneficiamento de arroz. Nem todos os negócios pesquisados prosperaram. Nem tudo foram flores da história da Fecoagro. Numa especulação na compra de soja, onde não foi realizada venda casada com a compra, e numa queda de preço no mercado internacional pegou a Fecoagro desprevenida. Por ter segurado o estoque e teve que vender mais tarde com preços menores, gerou um prejuízo considerável, tendo sido assumido por algumas das cooperativas associadas. O prejuízo econômico que durou mais de dois anos para ser equacionado provocou a decisão de paralisar as atividades da Fecoagro, e seus negócios foram transferidos para junto à Aurora em Chapecó, nessa época já sob a batuta de Aury Bodanese, como presidente da Aurora e da Cooperalfa.

O presidente da época renunciou e o vice-presidente, Odacir Zonta assumiu para levantar a real situação financeira da Fecoagro. Foram buscados financiamentos de quotas partes junto ao BRDE onde as cooperativas filiadas avalizaram e passaram a operar com o novo sistema de negócios realizados a junto à Aurora em Chapecó para gerar receitas e pagar o financiamento. Na sequência, Erico Frederico Gebler, agrônomo da Epagri, ficou gerindo as contas da Fecoagro, e foi eleito presidente pelo período de março de 1984 a março de 1988.

Odacir Zonta destaca a atuação atual da Fecoagro:

 

Este foi Odacir Zonta, que foi presidente interino da Fecoagro no período de abril a novembro de 1983.

Amanhã tem mais Fecoagro 46 anos.

Fonte: Fecoagro/SC.