Programa Jovem Aprendiz Cotista de São Joaquim promove Natal Solidário

Publicado em: 26/11/2018

Com o objetivo de proporcionar um Natal especial para crianças de creches do interior de São Joaquim e despertar o espírito de liderança nos adolescentes e jovens, as turmas do programa Jovem Aprendiz Cotista (JAC) dos cursos de Auxiliar Administrativo e Financeiro e Supervisão Agrícola do município promovem a Gincana Solidária. Até o dia 06 de dezembro, divididos em sete equipes, arrecadarão roupas, brinquedos e alimentos não perecíveis. O ponto de coleta será o Sindicato Rural de São Joaquim que realiza a gincana junto com os alunos.

O programa é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) em parceria com o Sindicato Rural de São Joaquim e empresas vinculadas ao agronegócio. A gincana está sendo organizada pelo Sindicato Rural de e conta com a colaboração dos prestadores de serviço em instrutoria do Senar/SC Mayra Midori Furihata e Giancarlo Amaral Porto.

Segundo Mayra, ao todo, participarão 90 jovens aprendizes e a entrega das arrecadações será efetuada a três creches do interior no dia 12 de dezembro. No dia 13 ocorre uma confraternização de encerramento do ano e da gincana.

O presidente do Sindicato Rural de São Joaquim Antônio Marcos Pagani de Souza salienta que o Natal é um momento especial, de união e amor ao próximo. “A intenção é estimular os jovens aprendizes a desenvolverem também o trabalho em equipe estimulando a liderança e proporcionando um dia inesquecível para essas crianças. Além da formação técnico-profissional, nos preocupamos também em envolver os alunos em ações sociais”.

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo essa é uma oportunidade única aos jovens que terão um primeiro contato com o mercado de trabalho, aliado a educação profissional de qualidade. “É um programa que oportuniza um amadurecimento profissional a esses jovens aproximando-os da realidade que enfrentarão no dia a dia das empresas. É uma experiência enriquecedora”.

De acordo com o superintendente do Senar/SC Gilmar Antônio Zanluchi os adolescentes cumprem, durante o programa, os três pilares do processo de aprendizagem – escola, trabalho e formação profissional – dentro dos princípios da proteção integral ao adolescente. A atividade diária é limitada em quatro horas, sendo a carga horária semanal definida com as empresas empregadoras, conforme calendário do curso.

Fonte: MB Comunicação