Cooperitaipu: Programa Coleta Segura de produtos veterinários inicia dia 20 de maio

Publicado em: 17/05/2019

A Cooperitaipu realizará, de 20 a 31 de maio, mais uma etapa do programa de coleta de frascos e embalagens de medicamentos de uso veterinário – Programa Coleta Segura, em parceria com a Aurora Alimentos, fabricantes e fornecedores de medicamentos de saúde animal.

Com o propósito de retirar do campo o máximo de resíduos que possam colocar em risco e comprometer os recursos naturais e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações, a cooperativa participa desta ação desde 2010.

Serão recolhidos: frascos de medicamento, vacinas e desinfetantes usados na avicultura e suinocultura; detergentes usados na limpeza de ordenhadeiras e resfriadores; pipetas de inseminação, luvas, botas e seringas descartáveis; além de lâminas de bisturi e outros materiais que o agricultor já conhece e sabe que precisa fazer a destinação correta.

A orientação é de que os resíduos devem ser entregues em sacos plásticos brancos ou em sacaria de ráfia. No dia da coleta será entregue a sacaria para a próxima coleta. A participação do associado é obrigatória.

Segundo o presidente Arno Pandolfo, o objetivo principal do programa é compartilhar a responsabilidade entre a indústria produtora, fornecedores e produtores, adequando a legislação vigente de modo a evitar danos ou riscos à saúde das pessoas, minimizando assim os impactos ambientais no campo.

Conforme o gerente técnico Fernando Rohr, adesão dos produtores na última campanha foi muito boa. Considerando as atividades de suínos, aves e leite da Cooperitaipu, mais de 90% participaram; o que mostra o alto nível de conscientização ambiental dos associados.

Apresentando dados reais, o consumo de recursos naturais, desde o início das atividades do programa Coleta Segura, foi quatro vezes menor do que era. A engenheira ambiental da cooperativa, Emanuela Bazzan, reforça que isso motiva a manutenção desta ação, sempre com a fundamental parceria do associado, que pode ver o roteiro da coleta no site da Cooperitaipu.

Fonte: Cooperitaipu