Presidente da Embrapa destaca a importância do cooperativismo

Publicado em: 15/05/2019

O presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, em entrevista a Revista MundoCoop disse que o cooperativismo agropecuário tem importante participação na economia brasileira, sendo responsável por quase 50% do PIB agrícola. São mais de 1 milhão de pessoas envolvidas diretamente em mais de 1.500 instituições e 180 mil produtores.

“Segundo dados do Censo Agropecuário do IBGE, 48% da produção agropecuária brasileira estão vinculadas a uma cooperativa, que contribui para manter o agricultor no campo, fomentando a comercialização dos produtos, sem contar os outros benefícios”, ressaltou Sebastião Barbosa.

“Além da inclusão do homem do campo, o cooperativismo beneficia a coordenação da cadeia produtiva, com geração e distribuição de renda, acesso a mercados e agregação de valor à produção. Essa forma de organização representa a melhoria da qualidade de vida do produtor e um meio de desenvolvimento sustentável local”, disse o presidente.

“As cooperativas constituem forças poderosas de disseminação do conhecimento justamente por trabalhar com bastante proximidade à Embrapa, captar o conhecimento gerado pela pesquisa e disseminá-lo aos seus cooperados. O cooperativismo é uma estratégia de negócio para os produtores que teriam dificuldade de alcançar o mercado sem as cooperativas. Quando os produtores se organizam em torno de uma cooperativa fica mais fácil comprar insumos a um baixo custo e também conseguir melhores preços para o seu produto. É o caminho para a inclusão”, destacou o presidente da Embrapa.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, completou 46 anos em abril, e possui uma trajetória de contribuições com o desenvolvimento do Brasil a partir do fomento às tecnologias e inovações na área rural. As pesquisas desenvolvidas não só transformaram o país como, também, tornaram a agropecuária nacional em uma das mais eficientes e sustentáveis do planeta.

Desde a sua criação, a Embrapa tem contribuído muito com a história do desenvolvimento da agropecuária brasileira. Ao longo dos últimos 46 anos, a pesquisa científica ajudou para que o Brasil aumentasse em cinco vezes a produção de grãos,  em 240% a produção de trigo e milho, 315% a produção de arroz, sem contar a elevação da produtividade do setor florestal em 140%, o triplo do setor cafeeiro e 59 vezes mais a produção de carne de frango. Graças a isso, atualmente são alimentadas aproximadamente 1,5 bilhão de pessoas no mundo – uma marca representativa que tende a ser ampliada ainda mais no futuro, graças ao esforço da pesquisa.

Fonte: Por Fernanda Ricardi – Redação MundoCoop, com adaptação da Fecoagro