Precisamos ter a humildade de mudar!

Publicado em: 15/02/2021

Por Ivan Ramos diretor executivo da Fecoagro

Na nossa vida temos sempre uma certeza: temos que ter consciência que tudo pode mudar. Só a necessidade de mudança, não muda. Essa introdução é pra reflexão de que mudar de ideia não necessariamente significa regredir, ao contrário, pode ser avançar. Quantas vezes em nossa vida tivemos que voltar atrás? Muitas com certeza. Isso não quer dizer mudar o discurso, ou ser volátil. Significa aprimorar conduta, reconhecer a realidade. Digo isso para valorizar o comportamento do atual governo de SC.

Todos nós lembramos de que no início do atual governo registramos embates importantes com a conduta governamental. Na ânsia de mudar procedimentos de governança o atual governador e parte de sua equipe, adotou medidas contestadas não apenas na esfera política, mas também em diversos setores da sociedade, inclusive no meio agropecuário. Talvez induzido por algum assessor próximo que achava que por ser eleito poderia mudar tudo, ignorando de que estamos num país democrático, que a discussão dos assuntos precisa ser aberta e transparente e não tomar decisões unilaterais.

Acabou tendo um desgaste desnecessário. Quase perdeu todos os méritos conseguidos na esfera administrativa e financeira no governo, devido essa conduta. Teve que mudar. E fez bem. Isso é negativo? Claro que não. Foi o reconhecimento da realidade dos fatos. No nosso setor, os embates foram marcantes no caso da tributação dos defensivos agrícolas. Voltou atrás e foram reconhecidos seus méritos. O setor agropecuário chegou a considerar o governador inimigo dos agricultores. O tempo o fez ver que somos importantes. Na pandemia ficou claro que quem garantiu a alimentação da população e segurou a queda da economia; quem foi líder nas exportações catarinenses nesse período, foi o agro. O agro não parou.

Méritos ao governador que mudou de ideia e reconheceu a importância do setor. Há quem critique sua mudança de conduta, mas as pessoas bem intencionadas sabem que isso foi positivo. No nosso setor houve avanços a olhos vistos. Está prestigiando essa atividade e recentemente demonstrou com atos e fatos. O governador participou de eventos importantes e até ampliou os recursos necessários para o programa Terra Boa. Reconquistou a confiança do público rural. Portanto, há que se reconhecer que mudar não significa regredir, mas sim avançar. Aqueles que criticam a nova postura do governador, também precisam reconhecer que a única coisa que nunca muda, é a necessidade da mudança. Inclusive nas críticas. Pense nisso.

Fonte: Fecoagro