Plinio de Castro assume como novo presidente da Cidasc

Publicado em: 23/02/2021

Em ato no gabinete do Centro Administrativo, o governador Carlos Moisés deu posse a dois novos secretários adjuntos de Estado. Daniel Netto Cândido assume na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Alexandre Fagundes, na Secretaria da Saúde. O governador também empossou os novos presidentes da Fesporte, Kelvin Nunes Soares, e da Cidasc, Antônio Plinio de Castro Silva.

“Trabalhar para melhorar a vida das pessoas. Este é o sentimento que todos nós que estamos no Governo devemos carregar. Nas mais diversas áreas, quem vive em Santa Catarina espera ter suas demandas prioritárias atendidas. Já conquistamos muitas coisas, e os números do Governo comprovam os resultados. Tenho certeza que quem chega também vai entregar o seu melhor para Santa Catarina”, afirma o governador.

O novo presidente da Cidasc foi prefeito de São José do Cedro por dois mandatos. É graduado em Letras (Português e Espanhol) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Formado como Técnico Agrícola atuou na Cooperativa Central Oeste Catarinense (Aurora) de 1982 a 1988, foi vereador, vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio de São José do Cedro. Também foi secretário municipal da Agricultura de Guarujá do Sul. Ocupou o cargo de secretário de Estado dos Negócios do Oeste de Santa Catarina de 2001 a 2002. Em 2009 e 2012, assumiu como suplente de deputado estadual. Foi presidente da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc) e membro do Conselho de Administração da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento de Santa Catarina (ARIS). Ainda participou do Conselho de Administração e do Conselho Político da Fecam.

“A responsabilidade é enorme, a começar pelo tamanho do desafio que é cuidar da preservação de toda certificação de cerca de 30% do PIB de Santa Catarina. Toda essa grande cadeia produtiva começa pela Cidasc, na proteção da sanidade animal e vegetal. A Cidasc é uma companhia reconhecida nacional e internacionalmente. Vamos manter o trabalho que, historicamente, é bem desempenhado”, destaca Plinio de Castro que substitui Luciane de Cássia Surdi, funcionária de carreira da Cidasc.

Por outro lado, o secretário Altair Silva anunciou o nome do novo diretor de Agronegócio e Cooperativismo da Pasta. O engenheiro. agrônomo Leo Kroth, servidor da Epagri, assume a diretoria no lugar de Athos de Almeida Lopes Filho, que estava no cargo há 5 anos. A diretoria de Agronegócio e Cooperativismo da Secretaria da Agricultura, setor onde está o FDR – Fundo de Desenvolvimento Rural, principal órgão de fomento aos programas agropecuários da Pasta, inclusive o Terra Boa, Troca-troca de sementes de milho, calcário, kit forrageira, kit apicultura e kit solo saudável.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Comunicação – Secom / Assessoria de Comunicação – Cidasc