Perdas de milho no Paraná pode chegar até 70% na safrinha

Publicado em: 16/07/2021

O Estado do Paraná terá uma quebra acentuada do milho safrinha em todas as suas regiões. A informação é da  Comissão Técnica de Cereais, Fibras e Oleaginosas do Sistema Faep/Senar-PR.  Em alguns lugares a perda de até 70% nas lavouras. Até nas áreas em que as plantas continuam em desenvolvimento, há preocupação de que os grãos não se desenvolvam com a qualidade esperada.

A quebra está diretamente relacionada à falta de chuvas e à ocorrência de geadas entre o fim de junho e o início de julho. E pode piorar na medida em que as previsões meteorológicas apontam para uma nova onda de frio nos próximos dias.

Na região de  Maringá, os agricultores esperam que a quebra fique entre 60% e 70%. Para quem semeou fora da janela de plantio, o prejuízo pode chegar a 100%. Em Londrina, a pedido do Sindicato Rural a Prefeitura decretou estado de calamidade. A expectativa é de que a medida ajude os produtores que tiveram perda no diálogo com as seguradoras.

Na região polarizada por Cascavel, o alerta também se estende à classificação dos grãos que se desenvolvem após as geadas. Já no Norte Pioneiro, as lavouras foram plantadas mais tardiamente e também sofreram com as geadas. “No Oeste, teremos quebra em termos de 60%. E tem a questão da qualidade do grão. Os grãos não estão vindo em uma qualidade tão boa”, disse o produtor Heitor Richter.

Foto: Notícias Agrícolas

Fonte: Alerta Paraná.