Organização Internacional do Trabalho destaca importância das cooperativas na geração de empregos

Publicado em: 03/07/2019

O modelo cooperativo de negócios acaba de ser reconhecido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) durante sua 108ª reunião realizada em Genebra, na Suíça.  Mais de seis mil representantes dos 170 países-membros aprovaram a Declaração Centenária da OIT para o Futuro do Trabalho, que aprimora o arcabouço jurídico global, voltado às relações de trabalho.

A OIT é diferente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Trata-se de um organismo internacional de direito público, composto por estados e governos de dezenas de países. Com apoio de alguns governos, inclusive o do Brasil, a declaração incluiu o cooperativismo.

O texto diz que a OIT deve direcionar seus esforços para apoiar o papel do setor privado como principal fonte de crescimento e criação de empregos, promovendo um ambiente propício ao empreendedorismo e às empresas sustentáveis, bem como às cooperativas e à sociedade de economia social e solidária, a fim de gerar trabalho decente, emprego produtivo e melhores padrões de vida para todos.” A declaração reconhece que, em tempos de “mudança transformadora no mundo do trabalho” e “desigualdades persistentes”, “é imperativo agir com urgência para aproveitar as oportunidades e enfrentar os desafios para moldar um futuro de trabalho justo, inclusivo e seguro para todos”.

O presidente da ACI – Aliança Cooperativa Internacional, Ariel Guarco, destacou que o movimento cooperativo mantém frutífera colaboração com a OIT desde sua criação. É responsável por proporcionar emprego a 10% da população mundial empregada. As cooperativas são atores cruciais para a construção de um futuro melhor hoje.

Atualmente com 170 membros, a Organização Internacional do Trabalho foi criada em 1919, no âmbito do Acordo de Versailles, que pôs fim à Primeira Guerra Mundial. Sua principal função é promover as condições adequadas de trabalho em todo o mundo.

O cooperativismo colabora com a OIT desde sua criação, em 1919. De fato, o primeiro diretor geral da OIT, o francês Albert Thomas, era também membro do Conselho de Administração da ACI. Atualmente, a OIT é o único organismo internacional vinculado à ONU com um departamento exclusivamente dedicado a estatísticas de cooperativas.

Fonte: OCB – Assessoria de Imprensa, com adaptação da Fecoagro